Bispos do Centro; Homenagem à Doutora Fátima Eusébio; Conselho Presbiteral; Reflexão sobre a Eutanásia; União Eucarística Reparadora; Santa Paula Frassinetti; Dia Diocesano dos Acólitos; II Jornadas da Pastoral Social.
No dia 26 de Fevereiro, reuniram-se os Bispos do Centro na Casa Episcopal de Viseu. O encontro decorreu durante a manhã e parte da tarde, estando presentes todos os 10 que fazem parte. O tema da reunião foi a continuação da reflexão sobre a Exortação Apostólica “Alegria do Amor”, concluindo-se a aprovação de um Documento a publicar pelas Dioceses interessadas. No almoço, esteve, também, o Vigário-Geral – Pe. Armando Esteves.
O Rotary Club de Viseu organizou uma sessão no Hotel Grão Vasco, na noite desse mesmo dia 26 de Fevereiro, com a finalidade de homenagear a Doutora Fátima Eusébio – Diretora dos Bens Culturais da nossa Diocese – por todo o seu trabalho em prol da cultura e da arte na nossa Diocese. Estiveram presentes representantes de vários grupos Rotary Club e vários outros amigos. O Presidente do Rotary de Viseu – Senhor José Coelho – fez a respetiva homenagem, de acordo com os momentos da Festa. D. Ilídio Leandro também foi convidado e esteve presente, agradecendo a distinção feita à homenageada.
Os membros do Conselho Presbiteral da Diocese reuniram, em reunião ordinária, no passado dia 27 de Fevereiro, no lugar habitual da Casa Episcopal. Com a presença de todos os seus membros, orientou os trabalhos o Vigário Episcopal das Vocações, Clero, Seminários e Juventude – Pe. António Jorge – membro do Secretariado Permanente. D. Ilídio presidiu à oração e reflexão inicial. Foram refletidos os diversos pontos da agenda, destacando-se as conclusões da Formação Permanente com a decisão da concretização das orientações práticas até ao Dia da Diocese. Também foi apresentado o estado atual dos Seminários e da Pastoral da Juventude.
No início da noite de 2 de Março, na Sede da Associação de Comerciantes de Viseu, realizou-se uma sessão de esclarecimento e debate sobre a Eutanásia, promovida pela secção distrital do PSD. Na Mesa, para além de 3 outros representantes de outras Instituições, esteve D. Ilídio. Foi uma sessão que ajudou a trazer o tema para a discussão pública e a proporcionar alguns aspetos importantes de questionamento.
A UNER de Viseu celebrou o seu aniversário e o seu Fundador – S. Manuel González – na manhã de sábado, dia 3 de Março, na Igreja do Carmo. D. Ilídio presidiu à celebração, tendo concelebrado o Diretor Diocesano – Pe. Geraldo Morujão – e um Assistente paroquial – Pe. António Marques Alexandre. Estiveram presentes as 3 Missionárias Eucarísticas Reparadoras que vieram expressamente de Fátima.
No fim da manhã desse sábado, 3 de Março, D. Ilídio presidiu à Festa de Santa Paula Frassinetti, Fundadora da Congregação das Irmãs Doroteias, na Igreja do Colégio da Imaculada Conceição. Celebravam-se os 209 anos do nascimento de Santa Paula e o Colégio encheu-se de alegria por esta celebração, onde esteve, também, a atual Provincial em Portugal. Seguiu-se um almoço de convívio nas instalações do Colégio.
Algumas dezenas de Acólitos da nossa Diocese de Viseu celebraram um dia de encontro e de formação, em Penalva do Castelo, também no sábado, 3 de Março. Orientaram este encontro o Presidente do Secretariado Diocesano da Liturgia – Cón. Jorge Seixas -, o Coordenador Diocesano – Dr. Pedro Teixeira – e o Assistente Diocesano dos Acólitos – Pe. Nuno Azevedo. Para além destes responsáveis Diocesanos, também concelebrou o Pároco – Pe. José António. D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Igreja da Misericórdia.
Nas instalações do Centro Sócio Pastoral de Viseu, decorreram as II Jornadas Diocesanas da Pastoral Social, com a coordenação do Vigário Episcopal Cón. Miguel Abreu. Presentes vários grupos paroquiais e de Centros Sociais Paroquiais, que expuseram alguns trabalhos, tendo estado presente, também, uma Santa Casa da Misericórdia. Para além de vários momentos de animação com a presença de alguns grupos de Instituições Sociais, decorreu uma muito animada e interessante Mesa Redonda com a participação de vários palestrantes. O tema da Mesa Redonda foi a Família e ações de Voluntariado na área social e familiar.

G.I.