A Paróquia de Mangualde, com a colaboração da autarquia local promoveu hoje, às 21h30, um seminário sobre «Prelúdios da Páscoa – Cultura Popular em tempo de Quaresma» que decorre no auditório da câmara municipal.
Amanhã, em igual horário, o Largo da Misericórdia da localidade acolhe o «Amentar das Almas» pelo Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara e seus convidados, buscando a sobrevivência de uma tradição popular de “memória” de quem partiu e espera não ser esquecido, numa expressão de “comunhão dos santos”, em tempo de Quaresma.
No Domingo de Ramos (25 de março) vai ter dois “momentos especiais”: às 10h15, decorre a bênção dos ramos, seguida de procissão e missa na Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo) e à tarde, pelas 15h00, ocorre a “Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém”, uma encenação do grupo «Ondas do Campo», da paróquia de Campo de Madalena, que percorre várias artérias da cidade até ao Complexo Paroquial de Mangualde. Este Grupo tem-nos habituado a meritórios trabalhos de teatro de rua, com temas religiosos, encenando textos bíblicos, ou tradições de religiosidade popular, como é o caso da Via-Sacra, que foi apresentada várias vezes na cidade de Viseu.
Este programa de revisitação das tradições religiosas populares em Mangualde são uma organização da Câmara Municipal de Mangualde e da Paróquia de Mangualde, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e do Centro Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara, envolvendo uma parte significativa da população mangualdense.
G.I./Ecclesia:LFS