Foi com esta nota de bom humor que D. Ilídio se referiu ao troféu que o Jornal do Centro lhe atribuiu, apresentando-o como “Personalidade do Ano”.
Um júri independente selecionou figuras e instituições distinguidas pelo Jornal do Centro nesta primeira edição da Festa da Primavera, com que quis assinalar o seu 16º aniversário e que aconteceu, na noite de ontem, no Teatro Viriato, em Viseu.
João Cotta, Director Geral da marca Jornal do Centro saudou os convidados e as personalidades distinguidas, dando a conhecer o modo de selecção das entidades e personalidades distinguidas com prémios que procuraram honrar o mérito da sua intervenção, nas diferentes áreas da vida social, política, cultural, da solidariedade e da própria diáspora portuguesa.
D. Ilídio foi distinguido como Personalidade do Ano e, no momento de receber e agradecer a distinção, disse que “também, por vezes, nos dão um prémio por irmos embora”, num tom de bom humor, que lhe é característico. Explicou que a sua saúde não lhe permite continuar como Bispo de Viseu e, por isso, pediu ao Santo Padre que nomeasse um substituto, mas que, “enquanto a saúde lho permitir”, continuará à disposição do seu sucessor, para trabalhar na Diocese “servindo uma paróquia” que ele entenda atribuir-lhe, pois “é servindo que me sinto bem”, afirmou.
O Jornal do Centro pretende dar continuidade a esta celebração da Primavera, que “é também sinal de Ressurreição”, lembrou D. Ilídio. Para além do jornal, em edição de papel, o Jornal do Centro tem uma rádio e, para lá das plataformas digitais, pretende criar brevemente uma televisão local, alargando o âmbito da comunicação, visando contribuir para a afirmação da nossa região como lugar de grande potencial. Sugere às entidades públicas que aproveitem esse potencial para o desenvolvimento equilibrado do nosso País: passarmos dos “70% de portugueses em 30% do território” para os 90% dos portugueses equilibradamente distribuídos por 100% do território, já que os restantes 10% poderão corresponder aos portugueses da diáspora. E este “interior” tem qualidade de vida para oferecer a todos, começando pelos jovens.
A edição do Jornal do Centro dedicada a esta efeméride aparece nas bancas com oitenta páginas.
A festa, muito bem conduzida e animada por momentos de teatro, dança e música, contou com a presença do Presidente da Câmara, Almeida Henriques e do eurodeputado Carlos Moedas, que encerrou a sessão.
G.I.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu