O arranque das comemorações do 10º aniversário do Departamento dos Bens Culturais da Diocese foi marcado pela presença do Santuário de Fátima e da primeira Peregrinação da Imagem da Virgem pela Diocese de Viseu.

Duas interessantes comunicações prenderam a atenção do público, que preencheu bastante bem o Auditório do Seminário Maior.

A primeira, conduzida por Marco Daniel Duarte, Director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, constituiu uma brilhante leitura da história e da inspiração que acompanhou a idealização e construção do Santuário de Fátima e Equipamentos que constituem toda a sua envolvência. O título da comunicação era “Santuário de Fátima, lugar de bens culturais: chaves de leitura para a paisagem da fé ao longo de 100 anos” e o autor conseguiu brilhantemente oferecer essas chaves aos ouvintes, permitindo uma visão diferente de como surgiu e se desenvolveu quanto se vê e se vive no Santuário.

A Directora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese, Doutora Fátima Eusébio, ofereceu também aos ouvintes um belo retrato do que foi o início da devoção a Nossa Senhora de Fátima na Diocese de Viseu.

Com recurso ao arquivo do Jornal da Beira, ela apresentou um conjunto de notícias de primeira página, em grande destaque, com que este Semanário acompanhou as primeiras peregrinações automóveis a Fátima e, depois, a apoteótica Peregrinação da Imagem da Virgem de Fátima por toda a Diocese, culminando na Catedral de Viseu. Igualmente foram apresentadas fotografias e documentação relativas à construção da primeira Capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima na Diocese, em Coruche (Aguiar da Beira), que, por coincidência, foi também a primeira no continente português, depois de Fátima, logo seguida pela de Torredeita.

D. Ilídio Leandro felicitou Fátima Eusébio pelo trabalho do Departamento ao longo destes 10 anos, realçando as Comemorações dos Quinhentos Anos da Dedicação da Catedral e a edição da História da Diocese, trabalho ímpar que contou com o seu estreito acompanhamento e contributo.

A Sessão prolongou-se nos Claustros do Seminário, com um momento musical muito agradável. Uma soprano e um tenor interpretaram, com acompanhamento, interpretaram temas dedicados a Nossa Senhora.

O bolo de aniversário e o espumante realçaram a tónica aniversariante.

G.I.