Encontro de condiscípulos; Reunião Arciprestal de Besteiros; Departamento dos Bens Culturais.

Na nossa Igreja de Viseu existe um grupo de sacerdotes – condiscípulos do mesmo ano de Seminário – que, em cada ano, se encontram para estarem e almoçarem juntos. É o grupo mais numeroso, desde sempre e, apesar de já terem falecido 2 (Pe. José Silva da Costa e Pe. Sequeira). São os Padres António Baptista Lopes, Joaquim Bastos (trabalha na Diocese da Guarda), José Carlos Pinto de Matos, José de Fátima Morujão, Manuel Barranha, Milton Encarnação, Orlando Paiva, Ramiro Ribeiro e Silvério Cardoso. Mais uma vez, encontraram-se no passado dia 18, convidando, como de costume, D. Ilídio Leandro, que esteve presente.

Na manhã do dia 19 de Abril, reuniu o clero do Arciprestado de Besteiros, sob a direção do Arcipreste – Pe. Carlos Casal. Desta vez, reuniram na Casa Paroquial de Vilar de Besteiros, estando também presente o bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro. A reunião iniciou-se com a oração de Laudes, na Igreja paroquial, prosseguindo numa sala da Casa Paroquial, após o café, de acordo com a agenda, previamente enviada a todos. Terminou com o almoço-convívio, num restaurante das proximidades.

Criado em 2008, está a celebrar 10 anos de atividades o Departamento Diocesano dos Bens Culturais. Coordenado pela Doutora Maria de Fátima Eusébio, integra um conjunto de elementos que tem desenvolvido um muito importante trabalho em vários âmbitos. Desde o acompanhamento do programa “Rota das Catedrais”, em Viseu, ao Inventário dos bens das paróquias, à reorganização do Museu de Arte Sacra, ao acompanhamento das obras de construção e de restauro, às diversas exposições temáticas, ao tratamento e informação de vários temas no Jornal da Beira, colaboração na História da Diocese, intercâmbio com Câmaras Municipais, Misericórdias e Museu Grão-Vasco, etc., até muitas outras iniciativas de interesse cultural, histórico e artístico.

As comemorações destes 10 primeiros anos de actividades iniciaram-se no passado Domingo, com duas excelentes comunicações inspiradas na devoção fatimista, mas olhando para o património cultural religioso e da religiosidade. Está previsto um calendário de realizações, ao longo dos próximos doze meses.

Houve bolo de aniversário, que foi partilhado, com espumante e em ambiente musical proporcionado por um cantor e uma cantora, interpretando temas marianos.  D. Ilídio participou nesta iniciativa e no canto de Parabéns pelos 10 anos do Departamento dos Bens Culturais da Diocese, desejando aos seus Dirigentes e Técnicos muitos bons êxitos para os próximos anos!

G.I.