Bispos do Centro; Secretariado do Sínodo Diocesano; Conselho Episcopal; Irmandade da Senhora da Ouvida; Bênção dos Finalistas.
O Bispo de Coimbra – D. Virgílio Antunes – foi o anfitrião dos Bispos do Centro, no último encontro, vivido no dia 23 de Abril. Como sempre tem acontecido, estiveram quase todos os membros deste grupo e refletiram-se pontos importantes para o Ministério dos Pastores no Povo de Deus.
O Sínodo Diocesano continua a viver-se, nas conclusões aprovadas e na concretização do que foi visto ser importante nesta Igreja de Viseu. Os elementos do Secretariado têm-se encontrado, regularmente, para troca de impressões e partilha do que se vai fazendo e sentindo. Mais uma vez, este pequeno grupo esteve com D. Ilídio Leandro e partilhou, num almoço de amizade, as impressões deste caminho que, em comunhão, se vai percorrendo. Aconteceu na passada terça-feira, dia 24 de Abril e novo encontro ficou marcado para breve.
Os membros do Conselho Episcopal – Vigários Episcopais e Arciprestes – reuniram com D. Ilídio Leandro, na manhã do dia 26 de Abril, na Casa Episcopal. Para além de outros temas, preparou-se a publicação da Nota Pastoral sobre a Exortação Apostólica «Amoris Laetitia» e sobre as formas de a concretizar e preparou-se o Dia da Diocese – próximo dia 1 de Julho.
No início da noite de sábado, 28 de Abril, D. Ilídio Leandro esteve na Igreja Matriz de Ranhados, na apresentação de um livro sobre a Irmandade de Nossa Senhora da Ouvida. Com o título «Memória Histórica da Irmandade de Nossa Senhora da Ouvida de Ranhados», o Dr. João Ferreira da Fonseca – com ascendente familiar naquela freguesia – a convite do Presidente da Junta e do Pároco da freguesia de Ranhados, fez o reencontro com a história desta Irmandade, fundada no século XVII. A apresentação a toda a Comunidade, onde estavam diversas Irmandades e representantes de várias Autoridades, foi feita na Igreja, repleta, pelo Vigário-Geral da Diocese – Pe. Armando Esteves Domingues.
Na tarde de domingo, 29 de Abril, com o Adro da Catedral repleto, D. Ilídio presidiu à Bênção dos Finalistas das Escolas de Ensino Superior de Viseu. Foi orientada pelo Capelão da PESV (Pastoral do Ensino Superior de Viseu) – Pe. António Jorge – e teve a presença do Capelão do Instituto Politécnico – Pe. Geraldo Morujão – e, ainda, dos Padres José Marcelino (Viseu), Aniceto (Lamego) e José Pedro (Braga). Das Escolas – Universidade Católica Portuguesa, Instituto Piaget e Instituto Politécnico de Viseu – os Finalistas deste ano são cerca de 1.200 alunos. Algumas centenas destes, com muitos Colegas, Professores e Familiares, estiveram presentes neste ato religioso, iniciando a Semana Académica deste ano.

G.I.