Religiosas do Sagrado Coração de Maria; Anúncio Jubiloso para a Igreja de Viseu; Apoio aos Peregrinos; Conselho Pastoral Diocesano; Exposição de apoio à demência; Jubileu de Consagração Religiosa; Encerramento de Missão Popular.
No fim da manhã de dia 2 de Maio, D. Ilídio esteve na Residência das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, a seu convite, almoçando com a Comunidade. Foi mais um momento de proximidade com uma Comunidade Religiosa presente em Viseu.
Da Nunciatura Apostólica, veio a notícia, já esperada há algum tempo, do novo Bispo para a Igreja de Viseu. É o Rev.do Cónego António Luciano dos Santos Costa, um sacerdote da vizinha Diocese da Guarda e já conhecido em Viseu por ter leccionado no Centro de Viseu da UCP e no Instituto Superior de Teologia de Viseu. Acolhida com alegria a sua nomeação, ele será ordenado bispo, na Catedral da Guarda, no dia 17 de Junho e tomará posse, na Catedral de Viseu, na tarde do dia 22 de Julho.
Por convite do Movimento da Mensagem de Fátima da Diocese, D. Ilídio – Administrador Apostólico de Viseu – presidiu à Eucaristia, no Centro Sócio Pastoral Diocesano, na tarde do dia 4 de Maio. Esta celebração marcava o início do apoio aos peregrinos de Fátima, feito na Diocese de Viseu por um grupo alargado de Voluntários em várias especialidades. Concelebrou o Assistente deste Movimento na Diocese – Cónego Carlos Martins Casal.
Os elementos do Secretariado do Conselho Pastoral Diocesano reuniram com o Administrador Apostólico da Diocese e com o Vigário-Geral para preparar a próxima reunião ordinária deste órgão Diocesano que terá lugar no próximo dia 16 de Junho.
Por convite das direções do Museu Nacional Grão Vasco e da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, D. Ilídio Leandro, Administrador Apostólico da diocese, esteve nestas 2 Instituições, na tarde de sábado, 5 de Maio, acompanhando a inauguração de uma exposição especial, dedicada a quem sofre de demência e aos seus Cuidadores – «Desenhar o Tempo. O Teste do Relógio».
No final da manhã de domingo, 6 de Maio, D. Ilídio, Administrador Apostólico diocesano, presidiu à Eucaristia na Igreja do Seminário das Missões, onde a Irmã Irene Maria Duarte Gonçalves celebrou os 50 anos da sua Consagração Religiosa na Ordem de S. Daniel Comboni. Concelebraram o Superior Provincial dos Combonianos, o Superior da Casa de Viseu e vários outros sacerdotes Missionários Combonianos. Seguiu-se almoço de festa, no qual esteve, também, o Pároco da paróquia do Viso, território onde os Combonianos têm as suas instalações de Viseu.
O Administrador Apostólico da diocese, D. Ilídio, presidiu também à Eucaristia de encerramento de uma Missão Popular, orientada pelo Pe. Álvaro – sacerdote Vicentino – acompanhado por um Seminarista estagiário, por uma Irma Religiosa e por uma Jovem Missionária. A Missão decorreu nas paróquias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a convite do seu Pároco – Pe. Ricardo Alexandre. Concelebrou o Pároco e o Orientador da Missão – Pe. Álvaro. Presentes, paroquianos das 2 paróquias. No final da Eucaristia, benzeram-se as 2 Cruzes da Missão e foram entregues símbolos alusivos a este Acontecimento marcante para estas Comunidades.

G.I.