Ontem, ao final da tarde, D. Ilídio encontrou-se com a comunicação social, para apresentar a Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
A Mensagem aponta para o perigo das “falsas notícias” que são colocadas a circular, visando criar condições para objectivos escondidos. D. Ilídio alertou para a necessidade de o jornalista servir as pessoas (público que lê, ouve ou vê) com verdade e não a notícia, em si mesma.
“A notícia falsa é uma artimanha para levar o ser humano a falhar, individual e colectivamente, na sua capacidade crítica, afirmou D. Ilídio.
O trabalho do jornalista deve estar ao serviço da verdade e levar o destinatário da notícia a “não morder a isca, quando despojados do bem”.
Ser verdadeiro na vida e na comunicação é garantia de liberdade, recorda D. Ilídio, lembrando que “mais que a estratégia instrumental, importa a pessoa. A pessoa vale mais do que “a velocidade e o impacto do que se comunica”.
A Mensagem do Papa apela à prática de um “jornalismo de paz” e não de “conflito, ou de aventura suicida”, recordou D. Ilídio, pedindo um “jornalismo sem fingimento, que fala verdade, mesmo quando comunica o mal que há no mundo”.
O apelo central da Mensagem do Papa Francisco, segundo D. Ilídio, é que “não nos deixemos manipular pelos interesses económicos, políticos, ideológicos”, mas mantenhamos e cultivemos o amor à verdade, com espírito crítico libertador.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu