Arciprestado Urbano; Editorial Cáritas apresenta Livro; Conferência de Imprensa; Arciprestado Viseu Rural; Jornadas da Medicina Dentária na UCP.
Os membros do Arciprestado Urbano reuniram na manhã de quinta-feira, dia 10 de Maio, no Centro Sócio Pastoral Diocesano. Depois de um tempo de oração, e após uma pequena reflexão de D. Ilídio, que acompanhou os trabalhos, seguiu-se a aprovação da Ata e a agenda da reunião, orientada pelo Arcipreste. Entre os assuntos abordados, esteve a celebração do próximo Dia da Diocese e o seu programa, o encerramento do Ano Pastoral e a vinda do novo Bispo.
No salão da Escola Superior de Educação de Viseu, a Cáritas de Viseu organizou uma sessão para apresentação de um livro, da Editorial Cáritas, com a presença de um Delegado da Cáritas Nacional. Depois da Sessão de Abertura, com a presença do Diretor da Escola Superior de Educação, do bispo da Diocese, do Presidente da Cáritas de Viseu e do Delegado da Cáritas Nacional, procedeu-se à apresentação do livro «Perceção de Stresse, Burnout e Autocuidado. Um olhar sobre os Profissionais do Trabalho Social». Esta tese de Mestrado, da autoria da Profª. Ana Beta Alves, foi apresentada pelo Doutor Pe. José Cardoso de Almeida.
No salão nobre da Casa Episcopal, na tarde de quinta-feira, dia 10 de Maio, decorreu uma Conferência de Imprensa, já habitual na Semana das Comunicações Sociais da Igreja. Para além da apresentação da Mensagem do Papa Francisco para este 52º Dia Mundial, sob o tema «A Verdade vos tornará livres» (Jo 8, 32). “Fake news e jornalismo de paz”, seguida de outras notícias sobre a Diocese e sobre a Igreja e de algum diálogo, o encontro terminou com um jantar de convívio entre todos, num restaurante da cidade.
No Centro Sócio Pastoral, reuniram os elementos do Arciprestado Viseu Rural, na manhã de sexta-feira, dia 11 de Maio. D. Ilídio esteve presente, tendo presidido à Oração inicial, fazendo uma pequena reflexão alusiva ao mês de Maria. Seguiu-se a reunião que desenvolveu a agenda, previamente enviada aos seus membros, orientada pelo Arcipreste – Pe. Paulo Diamantino.
Decorreu no auditório do Curso de Medicina Dentária, na Universidade Católica, em Viseu, ao fim da manhã de 11 de Maio, a sessão de abertura das XIII Jornadas de Medicina Dentária do Centro de Viseu da Universidade Católica. Convidado para a mesma, D. Ilídio aceitou o convite e congratulou-se com esta ação de grande interesse para toda a Academia, especialmente para os Alunos deste Curso.

G.I.