Obra de psicologia de docente da ESEV venceu prémio D. José Pedro da Silva (Cáritas).

“Perceção de stresse, burnout e autocuidado”, da autoria de Ana Berta Alves, docente da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), venceu a primeira edição do prémio D. José Pedro da Silva (Bispo de Viseu entre 1965-88), galardão criado pela Cáritas Diocesana de Viseu em articulação com a Editorial Cáritas. A apresentação da obra foi realizada na passada quinta-feira, 10 de maio, pelo padre José Cardoso de Almeida arcipreste do arciprestado do Dão, no decorrer da conferência: ‘A aliança do pensar e do agir’, que juntou D. Ilídio Leandro, Bispo da Diocese, João Paulo Balula, presidente da ESEV, Monteiro Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, António Lage Raposo, da Editorial Cáritas, e o cónego Miguel de Abreu, vigário episcopal da Pastoral Social e Família.
Na projeção da iniciativa, Monteiro Marques, presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, referiu que este prémio nasce de uma relação entre o ensino superior, de “quem faz a investigação”, a Cáritas Diocesana “que conhece muito bem as comunidades” e a Cáritas Nacional e a promoção que faz da “ação social da Igreja”.
Também nesse prisma, António Lage Raposo, da Editorial Cáritas, ressalvou a importância que a investigação académica desempenha nesta articulação com as comunidades onde se insere a Cáritas. “A Cáritas é conhecida por atuar no terreno, mas faltava algo para isso ser feito com o máximo de pensamento possível”.
A apresentação da obra foi feita pelo padre José Cardoso de Almeida que referiu que iria apresentar “uma ficha de leitura” e “com um olhar pessoal”, apesar de realçar que “trata-se de uma tese científica”. O arcipreste do arciprestado do Dão expos a apresentação em três pontos essenciais: o stresse, a síndrome de burnout e o autocuidado, elucidando alguns conceitos técnicos e apontando diversas ideias como sejam, entre outras, a impressão que “trabalhadores felizes trabalham mais e melhor” e a “necessidade de indivíduos e empresas investirem em técnicas de autocuidado”.
A obra agora publicada, com o título: ‘Perceção de stresse, burnout e autocontrolo: um olhar sobre os profissionais do trabalho social’, com a chancela da Editorial Cáritas, resultou de uma dissertação de mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, realizado pela autora na ESEV.
G.I./J.B.:PBA

CategoryBispo