S. Frei Gil e início de Missão Popular; Visita ao novo Bispo de Viseu; Seminário Interdiocesano de S. José; Arciprestados da Beira Alta e de Besteiros; Dia do Museu em Viseu; “Caminho de Luz” no Museu da Catedral; Solenidade de Pentecostes; Debate sobre a Vida e a Eutanásia; Crismas em Santa Comba Dão.

Na tarde de 14 de Maio, D. Ilídio, Administrador Apostólico da diocese, presidiu à Eucaristia, na Igreja de S. Gil, em Vouzela – terra natal deste Santo português do século XII. Concelebraram: o Pároco – Pe. Ricardo Alexandre – o Pe. António de Sousa Fernandes – que fez a homilia – o Pe. Francisco Alexandre e o Pe. Bruno Cunha – Padre Vicentino que iniciava a orientação da Missão Popular. Estiveram os Diáconos António Lima Paiva e João Francisco Morais. Presentes também 3 Religiosas e 1 Irmão Marista, que constituíam, com o Pe. Bruno, a Equipa Missionária.

Na manhã do passado dia 15, o Vigário-Geral da Diocese e o Vigário Episcopal para o Clero foram à cidade da Guarda para se encontrarem e trocarem impressões com o Bispo Eleito para a nossa Igreja de Viseu. O atual Administrador Apostólico acompanhou-os e, depois de conversa com D. António Luciano, os visitantes foram recebidos pelo Bispo da Igreja Local – D. Manuel Felício – que ofereceu o almoço.

Para a reunião ordinária deste ano letivo, deslocaram-se a Braga, ao Seminário Interdiocesano, no dia 16 do corrente mês, os Bispos de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, onde houve a reunião, habitual, do fim do ano lectivo. Depois da reunião de trabalho com os Reitores e a Equipa do Seminário, seguiu-se o almoço com os Seminaristas, onde esteve presente o Arcebispo de Braga – D. Jorge Ortiga. O encontro terminou com a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro – Bispo de Bragança-Miranda, principal responsável neste ano.

Na manhã do dia 17, realizou-se a reunião mensal dos Padres do Arciprestado da Beira Alta, em Mangualde, orientada pelo Arcipreste – Pe. Nuno Azevedo. Esteve presente o Administrador Apostólico da Diocese que orientou uma reflexão na Oração Intermédia do dia. Foram refletidos os assuntos em agenda, destacando-se o Dia da Diocese (1 de Julho) e a vinda do novo Bispo (22 de Julho). Também o Arciprestado de Besteiros reuniu, nessa manhã, em Canas de Santa Maria, presidindo o Arcipreste, Padre Carlos Casal.

D. Ilídio Leandro, Administrador Apostólico da Diocese, esteve presente na inauguração de um novo Museu na cidade de Viseu, ao qual foi dado o nome “O Despertar do Museu”, dado que está previsto ser o início de um novo e original Museu, com o cunho especial de manter viva e acessível a história da cidade. Situa-se, esta primeira Sede, na antiga Papelaria Dias, na Rua Direita/Rua da Árvore e foi inaugurado pelo Presidente da Câmara, acompanhado pela sua Equipa e de muitos visitantes.

“Caminho de Luz” foi o título dado à iniciativa destinada a assinalar o Dia Mundial dos Museus, no Museu da Catedral. A Diocese celebrou-o com a Noite dos Museus numa visita guiada ao Tesouro da Catedral e a todo o percurso museológico que aí nos conduz. A Doutora Fátima Eusébio – Diretora dos Bens Culturais e responsável pelo Museu-Tesouro da Catedral – orientou os presentes nessa visita, apoiando-se em diversos meios técnicos e auxiliares. A visita terminou com a apresentação de um protocolo de intercâmbio com o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, assinado pelos 2 Responsáveis: doutora Fátima Eusébio e Doutor Henrique de Almeida.

O Administrador Apostólico da nossa Diocese presidiu à celebração da Solene Eucaristia do dia de Pentecostes na Catedral, tendo sido crismados 212 cristãos, quase todos jovens, vindos das diversas paróquias do concelho de Viseu. A ajudar, na administração do Sacramento, esteve o Pároco de Santa Maria – Cón. Manuel Matos.

Na tarde de domingo, dia 20 de Maio – encerramento da Semana da Vida, na qual se celebrou, também, o Dia Internacional da Família – o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar organizou uma sessão-debate sobre a Família e a Eutanásia. Era o tema proposto pela Comissão Episcopal do Laicado e Família para esta semana. Esteve presente um conjunto de individualidades, vindas de todo o país que, em 2 sessões, em jeito de mesa-redonda, debateram o tema no Auditório do Seminário Maior, completamente cheio. Foi Moderadora das 2 sessões, a Jornalista Liliana Carona, da Zona Centro, da Rádio SIM.

Na tarde de Pentecostes, dia 20 de Maio e como tem sido tradição, desde há bastantes anos, houve crismas no concelho de Santa Comba Dão, no Arciprestado de Besteiros, desta vez na Igreja Matriz de S. João de Areias. Foram crismados 42 cristãos, todos jovens, sendo, quase todos, frequentadores da catequese da adolescência.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Pastoral, Viseu