Numa das habituais reuniões dos Bispos da Província de Braga, foram acolhidos por D. Ilídio na Casa Episcopal, estando também presente o novo Bispo da Diocese, D. António Luciano.
Após os trabalhos, que decorreram durante a manhã, o almoço foi servido em Mangualde, estando também presente o pároco desta cidade, que presenteou os Bispos com os tradicionais pastéis de feijão do Patronato de Mangualde.
No final do almoço, juntou-se, para o momento do café, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mangualde, proporcionando aos Bispos uma visita guiada ao Santuário da Senhora do Castelo.
O Provedor acolheu os visitantes e fez uma resenha da história do actual templo, dos seus antecedentes e da importância local e regional, como centro de peregrinação e local de culto. Recordou igualmente, com D. Ilídio, a participação das catorze Misericórdias da diocese na celebração do Ano da Misericórdia.
A Misericórdia de Mangualde pertence ao grupo das Misericórdias da segunda geração, já com mais de quatrocentos anos.
No final do almoço, D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, em nome de todos, agradeceu a D. Ilídio Leandro o acolhimento e afirmou a comunhão fraterna de todos os Bispos da Província com o Bispo emérito, D. Ilídio, e com o já nomeado novo Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa.
Os Vigários episcopais e o Vigário-Geral da Diocese de Viseu participaram também nesta reunião, que também serviu para troca de impressões sobre as celebrações de acolhimento do novo Bispo.

G.I.