Estamos a chegar ao final de Maio, mês associado a Mãe, a Maria. Também a Fátima, a Família. E podemos, com a força dos 2 MM e dos 2 FF, acrescentar outra razão forte de celebração – Missão. Por isso, somos facilmente levados a solenizar o mês de Maio com a oração – devoção a Nossa Senhora – oportunidade para a Família estar junta e para, junta e unida, aprofundar a sua vocação – humana e cristã – e a sua missão – familiar e eclesial.
Elementos oportunos para levar a Comunidade cristã ao encontro e à oração, para rezar em Família, pela Família e formando a Comunidade no espírito de Família, lendo ou recordando Exortação Apostólica «Amoris Laetitia», importantíssima Exortação sobre a Família, rezando por esta Instituição, fundante e fundamental, para a Igreja e para a Sociedade, convocando-a, também, para a Missão.
Missão de cristãos e Missão de Família cristã, alimentada pelas celebrações do mês de Maio que, para além de celebrar Santos importantes, começando por S. José, celebra alguns Mistérios fundamentais da Fé da Igreja: a Ascensão e o Envio dos discípulos, o Pentecostes e a Confirmação da missão da Igreja, a Santíssima Trindade como celebração da Família Originária – Fonte e Modelo de cada Família – terminando, precisamente no dia 31, com a celebração do Corpo de Deus – Eucaristia, Presença de Jesus, o Alimento e a Vida para todos nós.
A nossa Igreja Diocesana tem, de Maria, um conjunto de diversas invocações. De muitas paróquias, Ela é, mesmo, a Padroeira principal. E temos alguns Santuários que, em Paróquia ou em Arciprestado, são centro de alguma Peregrinação, durante o mês de Maio, convidando a que os Jovens sejam os protagonistas, eles que vão estar no centro da vida da Igreja com o Sínodo em Outubro sobre os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional.
Maio oferece-nos muitos e muito importantes motivos para convocarmos as nossas Comunidades cristãs, com um especial empenho dos jovens, a poderem crescer como Família humana, cristã e eclesial, crescendo, também, no conhecimento e na meditação da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia» e dos importantes desafios que, nela, nos faz o Papa Francisco.
Assim se expressava D. Ilídio, numa Nota que o Jornal da Beira publicou.

G.I./J.B.