Como em tempo foi anunciado por D. Ilídio, a diocese vai apresentar a 1 de julho, Dia da Diocese, um documento com orientações pastorais que resultam da Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, dedicada à família.
A apresentação prevê um encontro, no Auditório do Seminário, com alguns casais de toda a diocese, “chamados a ser mediadores”, junto das “pessoas que estão na situação que o documento prevê”. Estes casais formarão equipa com sacerdotes, para se disporem a acolher casais divorciados, ou em dificuldades no seu casamento, procurando servir a pastoral da Família, no sentido de valorizar as oportunidades que o Matrimónio oferece ao casal cristão para crescerem. Mesmo os casais que tenham enfrentado a quebra do seu compromisso matrimonial poderão encontrar acolhimento na Igreja, que é mãe e não rejeita os seus filhos, mesmo quando estes “vivem à margem”.
“A Exortação Apostólica Amoris Laetitia (Alegria do Amor) do Papa Francisco abriu às situações irregulares a possibilidade de essas pessoas poderem reencontrar-se na Igreja mesmo em comunhão sacramental, no abeirar-se da reconciliação e na Eucaristia”, lembrou D. Ilídio.
G.I./Ecclesia: LFS