Celebrou-se hoje o Crisma, às 18:00 horas, na Igreja Paroquial de Canas de Santa Maria.
Por doença de D. Ilídio, presidiu o Arcipreste de Besteiros, Cónego Casal, concelebrando os párocos da Unidade Pastoral de Tondela, que apresentaram os jovens das suas paróquias ao Crisma. Havia também jovens da paróquia de Mosteiro de Fráguas, apresentados pelo seu pároco, Padre Sérgio.
Para além da preparação feita no âmbito da catequese paroquial, os jovens tiveram também momentos de preparação próxima, juntamente com os padrinhos e a cerimónia decorreu com grande solenidade e muita unção religiosa.
A missa paroquial da manhã, que foi de acção de graças pela elevação de Canas a Vila, há vinte e um anos, permitiu que a Igreja ficasse disponível para os visitantes, que a encheram por completo. Uma assembleia muito atenta e participativa, constituída pelos crismandos, padrinhos e familiares próximos, cabendo ao Grupo Coral de Canas de Santa Maria a animação da celebração.
Na homilia, o Arcipreste realçou a importância do Sacramento do Crisma, que concede a plenitude dos dons do Espírito Santo, dando a quem os recebe a capacidade de serem testemunhas de Jesus Cristo e “fermento” que faz crescer o Reino de Deus no mundo.

G.I.