Realizou-se ontem mais uma reunião do Conselho Pastoral Diocesano, última presidida por D. Ilídio Leandro, na véspera da ordenação episcopal do seu sucessor, D. António Luciano.
Num “balanço” da concretização das propostas do Sínodo Diocesano para a “mudança pretendida com a sua realização”, sucederam-se as intervenções dos seis Arciprestados, apresentando a opinião da respectiva Assembleia Arciprestal.
Na ausência justificada do Vigário para a Pastoral, o Vigário-Geral introduziu os pontos em análise, com base no Plano Pastoral Diocesano em curso, tanto no âmbito da pastoral orgânica, da pastoral profética e da pastoral litúrgica.
D. Ilídio aproveitou para “explicar” o sentido do lema episcopal que orientou o seu serviço à Diocese. É esse texto que aqui reproduzimos:

Convosco… Por Cristo… Para Todos
Desde a nomeação do nosso novo Bispo, deixei de escrever, sob este título, no Jornal da Beira. Este foi o título que me identificou como bispo da Diocese e o lema escolhido para servir esta Igreja que, todos, «em comunhão na mesma Missão», procurámos construir, continuando a mesma missão que Jesus Cristo leva por diante, em cada tempo, com a nossa colaboração.
Hoje, neste nosso último encontro, como Conselho Pastoral Diocesano, mesmo na véspera da Ordenação do meu Sucessor, quero explicar este meu lema, para que seja compreendido o que me norteou e que procurei viver e cumprir, na comunhão com todos vós.
“Convosco” – entendo que o bispo não está só na Igreja, nem sozinho, de um qualquer lado da mesma Igreja. O bispo, como tão bem expressou o Papa Francisco, entende-se com toda a grei, com todo o Povo que lhe é confiado e, caminhando com ele, umas vezes, irá à frente, com ele e a ele unido; outras vezes, irá no meio, para sentir, mais e mais, a comunhão e o cheiro do Povo; outras vezes, deverá colocar-se atrás para que, com cuidado, paciência e atenção, não perca ninguém e a todos aponte e mostre o caminho que propõe.
“Por Cristo” – é a doxologia antes do Pai Nosso: ‘Por Cristo, com Cristo e em Cristo’. Isto é, Jesus Cristo é o centro, a medida e a razão de ser e de compreender todas as coisas que constituem a agenda, o programa, o calendário e o relógio do Pastor. Gastar-se, como o Bom Pastor, deve ser a medida do seu tempo e a agenda do seu programa; a prudência da sua agenda, ou o tic-tac do relógio do seu coração.
“Para Todos” – a começar por quem está nas diversas periferias da existência e da Igreja. Ninguém faz perder tempo ao bispo, pois cada pessoa é a razão de ser do seu Ministério e quem está mais longe, mais se deverá aperceber que o coração de Deus o espera e por ele bate sem parar… Uma frase de que eu abusava porque não a vivia bem – ‘se o bispo não serve para servir não serve para nada’ – é correta e justa…
Este lema – «Convosco… Por Cristo… Para todos» – procurei vivê-lo, ficando muito longe – quase no início – do ideal que me era pedido. Irei, no silêncio, continuar a vivê-lo, procurando compensar, com a oração, o que não fui capaz de realizar, na ação. Muito obrigado a todas e a todos e que Deus seja compensador, cem por um, do que vos faltei com a minha parca e pobre administração diocesana. AMEN!

G.I.