D. Ilídio prepara-se para regressar ao trabalho nas paróquias, após ter renunciado ao cargo.
A Diocese de Viseu vai promover a 1 de julho uma celebração de agradecimento e despedida a D. Ilídio Leandro, bispo diocesano desde 2006 que apresentou a sua renúncia ao cargo, por motivos de doença.
O programa da celebração inclui um encontro com responsáveis da Pastoral Familiar, a Eucaristia na Sé de Viseu, um jantar e um concerto de homenagem.
O administrador apostólico da Diocese de Viseu disse à Agência ECCLESIA que vive este momento com um espírito de ação de graças pelos 12 anos que lhe permitiram servir a Diocese de Viseu com “todas as forças”.
“Vou continuar a trabalhar”, assinalou este domingo D. Ilídio Leandro, após a ordenação episcopal do seu sucessor no governo diocesano.
“Se o novo bispo não se opuser, eu irei servir algumas comunidades”, acrescentou o responsável, recordando que tinha prometido “voltar a ser pároco”.
Bispo da Diocese de Viseu desde 23 de julho de 2006, D. Ilídio Leandro pediu a resignação por motivos de doença, dado que sofreu um AVC e está a fazer tratamentos a um cancro na tiroide.
A partir de 22 de julho entra em funções o novo bispo, D. António Luciano dos Santos, ordenado este domingo na Sé da Guarda.
D. Ilídio Leandro assinala que há um clima de alegria pela chegada novo bispo, que já “conhece muito bem” a Diocese de Viseu, onde foi professor no Instituto Superior de Teologia e na Universidade Católica.
“Estou convencido que vai ser uma prenda muito bela para a Igreja que eu amo”, acrescentou.
Ilídio Pinto Leandro nasceu a 4 de dezembro de 1950, em Rio de Mel, Distrito e Diocese de Viseu; terminados os estudos em Filosofia e Teologia, no Seminário Maior de Viseu, recebeu a ordenação sacerdotal a 25 de dezembro de 1973, na Catedral de Viseu.
O Papa Bento XVI nomeou-o bispo de Viseu a 10 de junho de 2006 e a ordenação episcopal decorreu a 23 de julho do mesmo ano.
G.I./Ecclesia:PR/OC