Presidente francês toma posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma.
O Papa Francisco recebe hoje no Vaticano o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, em audiência privada.
O chefe de Estado foi recebido com um apertão de mão, pelo pontífice, antes do encontro na Biblioteca Privada do pontífice, acompanhado por um intérprete.
Macron chegou ao pátio de São Dâmaso acompanhado pela primeira-dama, Brigitte Trogneux , tendo à sua espera o prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein.
Pelas 14h30 locais, Macron vai tomar posse do título de proto-cónego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma, algo que não aconteceu com o seu predecessor, François Hollande.
A basílica papal e a França têm uma ligação que remonta ao século XV, quando o rei Luís XI doou a São João de Latrão a abadia de Clairac e os seus rendimentos, decisão confirmada por Henrique IV em 1604; em contrapartida, foi conferido ao chefe de Estado francês o título de “primeiro e único cónego honorário” (premier et unique chanoine d’honneur).
Anualmente, celebra-se em São João de Latrão uma Missa pelo bem e a prosperidade da França (Pro felici ac prospero statu Galliæ) a 13 de dezembro, dia do nascimento de Henrique IV.
Após a eleição de Macron, o Papa felicitou o novo presidente da França, desejando respeito pela “grande diversidade” do seu país, bem como pela “sua herança espiritual marcada pela tradição cristã”.
A 18 de agosto de 2016, Francisco recebeu em privado o então presidente francês, François Hollande, numa audiência privada marcada pelo assassinato do padre Jacques Hamel, às mãos de dois homens armados com facas que entraram durante a celebração da Missa na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, nos arredores de Rouen.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral