Após uma reunião de trabalho com a Comissão Organizadora do Acolhimento do novo Bispo, D. Ilídio Leandro, Administrador Apostólico da Diocese, despediu-se dos trabalhadores da Casa Episcopal, convidando-os para a sua mesa, no almoço desta sexta-feira.
A partir de hoje, a Residência Episcopal fica desocupada, pronta a acolher o novo Bispo, D. António Luciano, que assumirá a responsabilidade pastoral da Diocese no próximo dia 22, ficando D. Ilídio Leandro a viver no Centro Sócio-Pastoral.
O ambiente foi de alegria e reconhecimento de D. Ilídio a todos os colaboradores da Casa e destes em relação ao Bispo, que sempre se fez próximo e acolhedor.
O fim das funções episcopais não impõe o fim da relação de amizade e de comunhão fraterna, que se manterá “enquanto Deus nos mantiver por cá e perdurará, quando formos para junto dEle, como acreditamos”, recordou D. Ilídio, no início do almoço.
Além dos elementos da Comissão estiveram os funcionários do Jornal da Beira, com o Director, Padre Nuno Azevedo e o Presidente da Fundação Jornal da Beira, Padre Luís Miguel. Também o Chanceler da Cúria e os funcionários da Secretaria e da Tesouraria diocesanas, bem como os Padres responsáveis pela formação dos seminaristas marcaram presença. O Departamento Diocesano dos Bens Culturais e o Tribunal Diocesano estiveram presentes, gente que se encontrava, no dia a dia, com o Bispo, por força de trabalharem, ao longo do ano, nas instalações da Casa Episcopal.

G.I.