O Pe. Virgílio Marques Rodrigues integra a Equipa Pastoral de Santa Comba Dão e completa, no próximo dia 25, 25 anos de sacerdócio.

O lema que escolheu, por ocasião da sua ordenação, em 25 de Julho de 1993, foi “Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida” (Jo 14, 6). Hoje lê no mesmo espírito com que foi escolhido esse lema, confessa o sacerdote, que é Vigário Episcopal para a Pastoral. “Nos caminhos da Humanidade, procuro ser sinal para a orientar para esse Caminho de Paz e Bem, que é Jesus!”, afirmou ao Jornal da Beira.

“A forma como vejo a Igreja, depois destes vinte e cinco anos de sacerdócio ajuda-me a perspectivar a minha caminhada sacerdotal, numa dimensão verdadeiramente comunitária. A Igreja é o ‘lugar’ onde procuro viver o meu sacerdócio, sempre orientado para Deus e com os irmãos no horizonte próximo”, recordou, acrescentando que “sentir-se chamado é sentir-se interpelado para um serviço e entrega à Humanidade, que é o ‘caminho’ da Igreja. É procurar nas diversas circunstâncias da vida um ‘companheiro de viagem”.

O ‘episódio predileto’, que marcou estes vinte e cinco anos tem sido “a celebração continuada da Eucaristia porque, nas múltiplas circunstâncias, foi como um ‘oásis’ reconfortante nalguns caminhos tortuosos”, lembrou.

O Padre Virgílio, para os próximos anos, sente-se “motivado e disponível para prosseguir o caminho e renovar este ‘sim’, dado na Ordenação Presbiteral.
A maturidade, humana e espiritual, acumulada nestes 25 anos, é raiz fecunda para me cimentar nesta vocação, esforçando-me por exercê-la a partir da ‘cadeira do serviço’ e da proximidade”, confessa.
A celebração solene desta data jubilar acontecerá em São Joaninho, uma das paróquias que o Padre Virgílio acompanha, no próximo dia 29 de Julho, às 17:00 horas, com celebração da Eucaristia, seguida de jantar-convívio.

G.I./J.B.