Foi o desejo expresso pelo Deão do Cabido da Catedral, no acolhimento a D. António Luciano.

Ao final da tarde de ontem, D. António Luciano iniciou a sua missão pastoral de Bispo de Viseu, em ambiente festivo e de grande solenidade, acolhido pelo pároco de Santa Maria e Deão do Cabido da Catedral, Cónego Matos, após a leitura da Acta de tomada de posse.

“Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor”, lembrou o Cónego Matos, saudando D. António Luciano, ontem.
“É com este espírito que hoje, neste dia solene para a Diocese de Viseu, Solenidade da Dedicação da nossa Catedral, queremos acolher o novo Pastor que o Senhor nos deu”, afirmou, agradecendo a todos os que aceitaram o convite para partilhar aquela “hora de júbilo para a nossa Igreja diocesana”.
Pediu ao representante do Núncio Apostólico que lhe fizesse chegar o agradecimento e a alegria da Diocese de Viseu “a Sua Santidade o Papa Francisco por este dom e por este pastor que Deus nos enviou”.
Dando as boas-vindas a D. António Luciano, em nome do Cabido da Catedral, garantiu “a colaboração do presbitério, dos consagrados e leigos, aqui presentes em tão grande número”.
“Que esta nova etapa da nossa história diocesana, que hoje [ontem] se inicia, fique marcada pelo cumprimento da vontade de Deus e decorra sob a bênção e a protecção de Maria, a Senhora do Altar Mor, a Senhora da Assunção”, desejou a terminar.

G.I.