«Tenda para Deus» no Centro Nacional de Atividades de Idanha a Nova foi inaugurada em 2017.
A Capela de Nossa Senhora de Fátima, do Corpo Nacional de Escutas (CNE, escutismo católico), localizada no Centro Nacional De Atividades de Idanha a Nova, foi distinguida com três prémios no concurso internacional ‘Architizer A+’, anunciou a organização do evento.
O edifício do CNE recebeu o prémio do júri e o prémio do público na categoria ‘Cultura – Edifícios Religiosos e Memoriais’, bem como o prémio do público na categoria ‘Arquitetura em Madeira’.
Os Prémios ‘Architizer A+’ são promovidos, a nível mundial, numa plataforma na internet, com uma audiência superior a 400 milhões de pessoas, visando celebrar e divulgar a melhor arquitetura do ano.
A Capela de Nossa Senhora de Fátima f foi inaugurada em 2017, no 23.º acampamento nacional – ACANAC – com mais de 22 mil escuteiros, e é da autoria do atelier português ‘Plano Humano Arquitecto’.
“A inspiração para esta construção nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida. Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento”, lê-se no sítio online do atelier.
A capela é constituída por uma estrutura de madeira e zinco que “confere um aspeto exterior simples e protetor”, um ambiente “confortável e acolhedor no interior”; tem um comprimento total de 12 metros e uma altura máxima de 9 metros; a estrutura de 12 vigas é uma alusão aos Apóstolos de Jesus Cristo.
“O altar, a fonte e o caminho de percurso da água, são elementos fixos do edifício, e são constituídos em pedra, material natural e nobre; A cátedra, o ambão, o suporte do círio, a base da imagem de Nossa Senhora de Fátima e os bancos da assembleia são móveis, feitos em madeira maciça”, explica o gabinete ‘Plano Humano Arquitecto’.
Localizada no acampamento com capacidade para 100 mil lugares, o projeto de Pedro Ferreira e Helena Vieira, do ateliê Plano Humano Arquitectos, é também finalista do World Architeture Festival, que decorre de 28 a 30 de novembro, em Amesterdão.
G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryDesporto, Igreja, Pastoral