Pelas 19h, do passado dia 17, memória litúrgica de Santa Beatriz da Silva, D. António Luciano presidiu à eucaristia na igreja do Convento do Viso, na qual concelebraram além do Capelão, diversos sacerdotes.
D. António Luciano aproveitou para conhecer a Comunidade, pois foi a sua primeira visita ao Convento, como Bispo da Diocese de Viseu, cuja condução pastoral assumiu em Julho.
A ampla igreja do Convento estava repleta de fiéis que quiseram celebrar esta memória da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, a que pertence esta comunidade religiosa de vida contemplativa, presente há décadas na Diocese de Viseu.
Com Casa também em Campo Maior, terra-natal de Santa Beatriz da Silva, as Irmãs Concepcionistas Franciscanas do Viso acompanharam a instalação de uma outra Comunidade na Diocese de Lisboa, sendo três as comunidades que a Ordem da Imaculada Conceição tem em Portugal.
Primitivamente instaladas numa residência em Tourigo e, depois em Campo de Besteiros (ambas do concelho de Tondela), as Irmãs Concepcionistas Franciscanas, da Ordem da Imaculada Conceição, vieram viver para Viseu, numa casa das imediações da Catedral.
Entretanto foi sendo construído o Convento do Viso, onde vieram instalar-se definitivamente, aí vivendo em oração e contemplação, mantendo uma relação de proximidade com os habitantes do Bairro do Viso, incluindo a Escola Básica.
A porta do Convento está diariamente aberta, para acolher quem deseja falar com as Irmãs, solicitar orações, ou pedir a realização de trabalhos na área das artes manuais, nomeadamente paramentaria, que as Irmãs realizam com mestria e são fonte de sustento para a Comunidade.

G.I./J.B.