D. Ilídio Leandro presidiu, na manhã de ontem, às celebrações religiosas de Santa Eufémia, em Tondela, no âmbito das comemorações do feriado municipal.

A celebração religiosa iniciou-se pelas 10:30 horas, com a procissão, a partir da Capela de Santa Eufémia, até à Igreja Paroquial, onde foi celebrada a Eucaristia dominical, solenizada pelo Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela.

D. Ilídio Leandro foi distinguido pelo Município de Tondela com a Medalha de Mérito, tendo em conta o serviço que prestou às pessoas do concelho de Tondela, no desempenho das suas responsabilidades pastorais, e o “modo simples e muito próximo” como o fez. Outras individualidades e o Grupo Valouro foram agraciadas com galardões municipais, que foram entregues em cerimónia pública, no Auditório Municipal, ao final da tarde, estando presente a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

José António Jesus, Presidente do Município, enalteceu as qualidades dos galardoados, entre os quais uma jovem investigadora, realçando sobretudo o seu contributo para uma sociedade melhor, mais humana e solidária. Fê-lo no contexto das consequências dos incêndios florestais de há um ano, acrescidas das do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha, onde D. Ilídio também esteve presente, nas celebrações exequiais das vítimas.

O Grupo Valouro foi apontado como um exemplo de responsabilidade social, pois tendo ardido as instalações, não só preservou os postos de trabalho, como reconstruiu as instalações, ampliando-as e modernizando-as.

As celebrações do feriado municipal conjugam-se também com o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que completaram 95 anos e ficam marcados pela bênção de uma nova ambulância, equipada com o que de mais moderno há para o socorro a sinistrados, e de mais um auto – tanque. A bênção deu-se no início da procissão de retorno da imagem de Santa Eufémia à Capela, após a Eucaristia.

Durante a homilia, D. Ilídio realçou a importância da fé na vida do crente, transformando-o permanentemente e levando-o ao compromisso com a construção de um mundo melhor: “a fé sem obras é morta”.

O Bispo Emérito participou também no almoço de aniversário dos Bombeiros Voluntários, mas, por compromissos de agenda, não pôde estar presente na cerimónia de entrega dos Galardões Municipais. A Medalha de Mérito que lhe foi atribuída pelo Município foi recebida pelo pároco de Tondela, Padre João Carlos.

G.I.