A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium serviu de base ao Curso anual de Formação para os novos Bispos, promovido pela Congregação para os Bispos, da Santa Sé, que decorreu em Roma de 5 a 13 de setembro, no qual participou o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, ordenado a 17 de junho passado.

D. António Luciano, que partiu para Roma depois de ainda participar no Simpósio para o Clero em Fátima, nos primeiros dias e de uma comunicação que fez sobre a Paróquia como local de proximidade, no Encontro Nacional da Pastoral Social, também em Fátima, sob o tema ‘Proximidade. Uma história de vida’, mostrou-se visivelmente satisfeito com a participação neste Curso, regressando agora à planificação e vivência de um novo ano pastoral nesta Diocese que lhe foi confiada.

O dia 6 de setembro foi dedicado à reflexão de “O ministério dos Bispos na transformação missionaria da Igreja”, com tempo também de partilha entre os participantes.

Já o dia 7 teve como estudo “Os anunciadores do Evangelho”, sendo debatidos temas como “A missão do Povo de Deus: as Igrejas particulares na Igreja Universal”, “O testemunho de comunhão entre os cristãos”, “O ministério do anúncio na comunhão do presbitério”, “O anúncio da Palavra em um mundo mediático”, temas apresentados por diversos Cardeais e Padres de diversas proveniências, enriquecendo também as experiências refletidas.

O sábado, dia 8, versou sobre “Os desafios dos operadores pastorais” e começou com um fórum sobre a proteção dos menores na Igreja, tendo prosseguido com o tema “A relação pastoral e o equilíbrio na vida afetiva dos sacerdotes”.

O domingo, 9 de setembro, foi dia de descanso e livre para visitas, tendo os trabalhos prosseguido no dia seguinte com “A dimensão social da evangelização”, abordando reflexões como “O lugar privilegiado dos pobres e a administração dos bens da Igreja”, “O bem comum e a paz social segundo os quatro princípios da Evangelii Gaudium”.

O dia 11 foi dedicado ao tema “O diálogo social como contributo para a paz”, sendo mais voltado para “O diálogo interreligioso” e “A pastoral da Cultura”, bem como “A experiência canónica para a gestão de uma diocese”.

12 de setembro, os novos Bispos refletiram sobre “Evangelizadores com espírito”, tema que foi desenvolvido na conferência: “Motivações espirituais para um renovado impulso missionário”. A tarde deste dia foi de retiro espiritual.

No último dia do Curso, 13 de setembro, os novos bispos concelebrarem na Basílica de São Pedro e tiveram a audiência e o cumprimento pessoal com o Papa Francisco, que dirigiu palavras de incentivo a cada um dos novos Bispos que terminaram assim este Curso.G.I./J.B.