No dia de S. Mateus, celebrado com Eucaristia e procissão na paróquia de S. José, junto ao espaço da Feira de S. Mateus, o município celebra o seu Dia Feriado Municipal.

Após as celebrações religiosas, uma sessão solene encheu o Teatro Viriato, onde foram entregues os galardões municipais com que a Autarquia quis distinguir funcionários, entidades e individualidades que se distinguiram pelo desempenho profissional ou pelo serviço que prestaram à comunidade visiense.

Os galardões foram entregues por proposta aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, distinguindo Bombeiros Municipais e outros funcionários, quer dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, quer da Polícia Municipal, ou também dos Serviços Técnico-Administrativos.

Entre as Entidades galardoadas estavam o Jardim Escola João de Deus, que já conta 75 anos de serviço em Viseu, e as Igrejas Evangélicas de Viseu com presença centenária em Viseu.

Mota faria, presidente da Assembleia Municipal de Viseu realçou a importância dos valores que devem ser cultivados, para uma sociedade mais feliz e agradeceu o contributo de D. Ilídio para a construção dessa felicidade, tanto como sacerdote, como, depois, no seu ministério episcopal.

Almeida Henriques, presidente do Município, na mesma linha, agradeceu ao Bispo Emérito, que, “por muitos anos serviu com espírito de abnegação e amor ao próximo a comunidade viseense”.

D. Ilídio Leandro, Bispo Emérito da Diocese, recebeu o Viriato de Ouro, galardão máximo dos galardões municipais de Viseu. Na justificação da sua atribuição, Almeida Henriques, presidente do Município, realçou a grande proximidade de D. Ilídio à população e às Instituições, numa postura de serviço e de grande abertura à mudança, para a felicidade das pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos, tanto como sacerdote, como no exercício do episcopado. Mota Faria, presidente da Assembleia Municipal, realçou a importância da “cultura dos valores, principalmente o da Família” e agradeceu também o contributo de D. Ilídio para a sua centralidade no exercício do seu serviço pastoral na diocese.

Agradecendo a distinção, D. Ilídio falou de “injustiça”, considerando-se privilegiado pela sorte e o grande beneficiado, com as oportunidades de servir, que lhe permitiram ser feliz, cumprindo o seu dever. “O mais beneficiado é que é reconhecido”, quando o deveriam ser aqueles que “me proporcionaram todas as ocasiões de ser feliz”, afirmou.

Agradeceu a Deus e a todos o dom da vida que viveu até agora, desejando e esperando poder continuar a ser útil, onde e quando as pessoas e instituições acharem necessário.

D. António Luciano, presente na  sessão solene de entrega dos galardões municipais, foi convidado pelo presidente do Município de Viseu a subir ao palco, juntando-se a ele na entrega do Viriato de Ouro a D. Ilídio Leandro.

G.I.