Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Com coordenação do pároco, padre Américo Duarte, conjuntamente com Manuel Ferros e Regina Coimbra, o livro contém colaboração de uma vintena de autores e constitui um valioso estudo da história de Molelos e das suas instituições.

“Molelos – Estudo Monográfico” foi hoje apresentado, no Centro Paroquial de Molelos, com o salão cheio de um público interessado por este tipo de obras. Na mesa de honra estavam, para além da apresentadora e dos Coordenadores, o Presidente do Município e o Presidente da Junta de Freguesia.

Foi realçada a importância deste tipo de obras, que “regam as raízes da nossa identidade”, no dizer de Manuel Ferros. O padre Américo Duarte, pároco da freguesia há quatro décadas, referiu “o acaso” que fez surgir a obra, quando um amigo lhe pediu informação para o estudo académico que uma filha pretendia fazer sobre Molelos, reconhecendo ele que não conhecia o suficiente, nem conhecia qualquer síntese monográfica, apesar de haver estudos dispersos, alguns não muito divulgados.

Daí nasceu a sua vontade de fazer surgir uma “história de Molelos”, pedindo colaboração de alguns especialistas com estudos feitos e recolhendo, junto das pessoas mais antigas e das instituições locais, material, memórias e “histórias” de interesse inegável para a história local.

Levou algum tempo, mas a obra está aí, tanto para regozijo do público, como para satisfação dos seus promotores, divulgando e valorizando o passado e o presente, em busca de um futuro bem alicerçado.

História, pré-história e proto-história, património edificado e património imaterial; movimento associativo cultural, desportivo e solidário; evolução económica e social da freguesia e poder autárquico, tudo vem aí reflectido, juntando-se também temas de carácter religioso e eclesial, mostrando a vitalidade da comunidade paroquial ao longo de séculos.

Ao longo de três anos, tudo foi sendo carreado e ordenado para uma obra de inegável interesse cultural, cuja edição assinala o 23º aniversário do Centro Paroquial de Molelos.

Mostra “capacidade de observação, de atenção, de reflexão, de aprendizagem, de diálogo e de fazer vida e caminho”, (…) “permitindo conhecer Molelos, no seu passado e no seu presente”, como lembra D. Ilídio Leandro, no prefácio.

G.I.

   

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: