Em Nota Pastoral, que transcrevemos, D. António Luciano mobiliza todos os fiéis, com os seus pastores, para o novo ano pastoral, que quer verdadeiramente missionário:

A ALEGRIA DE UM ANO MISSIONÁRIO

O Ano Missionário, que vamos iniciar e viver a partir do dia 1 de outubro de 2018, também Festa Litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, início do mês do Rosário, convida cada um dos cristãos e em particular os desta Diocese de Viseu na comunhão com os seus pastores a vivermos um tempo forte de oração, formação e dinamização dos núcleos missionários nas nossas paróquias.

Espero que à luz do ensinamento da “Evangelii Gaudium”, possamos todos entender melhor que a pastoral da Igreja deve ser verdadeiramente missionária.

O Bispo, o “Anunciador da Alegria do Evangelho”, o  primeiro missionário na sua Diocese deve escutar o Espírito Santo para chamar a todos para sermos uma Igreja “em saída” EG 20), uma “Igreja missionária” que precisa de todos disponíveis para que se faça o primeiro anúncio (Kerigma) na alegria evangelizadora, se fomente o espírito da nova evangelização e se renove a pastoral ordinária, para que vivamos a missão como caminho para uma verdadeira conversão pastoral. Neste espírito missionário convoco a Igreja de Viseu com todas as suas forças e experiências a despertar  na família o verdadeiro espírito e ardor missionário, prestando uma atenção especial aos jovens, rezando pelos bons frutos do Sínodo dos Jovens, que vai realizar-se em Roma durante este mês de outubro,  acompanhando e refletindo o tema nas nossas catequeses e espaços de formação, possamos dar o nosso contributo para  despertar o crescimento de novas vocações sacerdotais, missionárias, religiosas e laicais. Peço de modo particular que nos sirvamos do material que nos foi proposto e distribuído pelo Secretariado das Missões para que a formação missionária, a oração pelas “Missões Ad Gentes”, as vigílias de orações pelas missões, os peditórios e outras formas de cooperação missionária se tornem visíveis nas nossas comunidades e façam da nossa pastoral verdadeiramente missionária.

Confio estas preocupações a todo o Povo de Deus, de modo particular aos sacerdotes, missionários (as), religiosos (as), institutos de vida contemplativa, membros de sociedades de vida apostólica, de institutos seculares ou grupos de ação missionária já existentes na diocese, aos catequistas e a todos os que exercem qualquer ministério na tríplice função da Igreja: ensinar, santificar e governar.  Que o Ano Missionário motive todos os batizados para sermos verdadeiramente missionários alegres e felizes tornando a missão da Igreja mais bela, atuante e acolhedora. Que Maria a Rainha das Missões abençoe o nosso trabalho pastoral ao longo deste ano e nos retempere as forças, estimule os propósitos para a verdadeira missão. Todos e tudo em Missão para construirmos a verdadeira civilização do Amor.

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

G.I.