Transcrevemos a “voz do Pastor” publicada no Jornal da Beira desta semana:

“Toda a Igreja é missionária. Todos temos uma missão a cumprir, ouvimos dizer tantas vezes. Por isso, a vida é uma missão ao serviço de Deus e da Humanidade. Só tem verdadeiro sentido quando assim a entendemos e gastamos ao serviço daqueles que o Senhor nos confiou. Como vosso Bispo gostaria de partilhar esta ajuda para vivermos melhor esta primeira semana do mês missionário e do rosário. Como Santa Teresinha do Menino Jesus viver na simplicidade e humildade a verdadeira vocação ao amor.

Por um caminho orante: rezar uma pequena oração em família e quem for capaz o terço.    Família que reza unida mantêm-se unida e ajuda o mundo a ser melhor.

Como São Francisco de Assis na pobreza e no amor a Jesus e à Igreja: sermos cuidadores da “Casa Comum” que é a Humanidade, buscando um verdadeiro equilíbrio na relação com Deus, connosco mesmos, com os outros e com a natureza. Esta é a verdadeira ecologia integral.

Procuremos ao longo desta semana rezar e oferecer sacrifícios pelos nossos jovens e pelo bom trabalho do Sínodo dos Bispos. Fazermos de um gesto um ato de vida que seja no mundo sinal do desejo de Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.”

Vamos juntos viver isto, para anunciarmos ao mundo a grandeza da missão de Jesus Cristo, transmitindo uns aos outros por “contágio” o dom da fé e o testemunho do verdadeiro amor que só Jesus nos pode e sabe dar.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.