O santuário da Senhora da Esperança, em Mouraz, Tondela, acolheu, ao início da tarde deste Domingo, peregrinos dos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão e Carregal do Sal, que constituem o actual Arciprestado de Besteiros.

Os peregrinos vieram com os seus párocos, para um tempo de oração mariana, neste mês do Rosário e das Missões.

A oração do Terço do Rosário foi presidida pelo Arcipreste, cónego Carlos Casal, da Equipa Pastoral de Santa Comba Dão.

A meditação dos mistérios do rosário foi reforçada pela encenação dos textos evangélicos alusivos a cada mistério. Esta encenação foi garantida pelo grupo de jovens JOTRENA, um grupo interparoquial (São Joaninho, Treixedo e Nagosela) e por jovens escuteiros; um grupo de casais também orientou uma das meditações, com recurso a audiovisuais.

Os cânticos marianos foram acompanhados a órgão pelo padre Virgílio, também da Equipa Pastoral de Santa Comba Dão.

O pároco de Mouraz, padre António Flor, teve palavras de acolhimento e de agradecimento por terem escolhido o santuário da Senhora da Esperança para local deste encontro de peregrinos.

Por outro lado, D. António Luciano, presente numa iniciativa de recordação das vítimas dos incêndios do ano passado, em Vouzela, enviou a sua Mensagem de Pastor, que foi lida pelo Arcipreste e muito aplaudida, por todos, no final. Apelava à oração, à unidade e ao empenho missionário. Amanhã, faremos aqui a sua publicação integral.

G.I.

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral