A manhã de hoje, no edifício do Seminário Maior, em Viseu, D. António Luciano teve uma jornada intensa, contactando e trabalhando com os Professores de Educação Moral e Religiosa Católica e com os Diáconos Permanentes.

Para além do contacto com o Bispo, os protagonistas conviveram entre si, partilhando experiências e preparando pistas de trabalho.

Para além de um contacto pessoal com todos e com os animadores dos Secretariados diocesanos dedicados a estas áreas, D. António Luciano procedeu ao “envio” dos Professores, neste início do novo ano lectivo. Realçou a importância do seu trabalho para a promoção humana dos seus alunos, dando-lhes a perspectiva cristã do crescimento e da inserção na comunidade humana, onde a cada um cabe uma missão específica: descobrir e ajudar a descobrir o caminho para a felicidade.

Com os diáconos permanentes, a manhã foi de trabalho, inicialmente conduzido pelo Vigário para o clero, que presidiu à oração da Hora Intermédia. Alinhavou-se, depois um plano de formação para o novo ano pastoral. Nesse plano também está previsto o acolhimento aos novos candidatos ao diaconado permanente, que estão a terminar a sua formação na Escola Diocesana da Fé. Depois, ainda terão mais um ano de formação específica, com experiência pastoral, segundo o plano da Equipa de Formadores do Clero.

D. António Luciano aproveitou para conhecer pessoalmente os diáconos permanentes e a missão pastoral em que cada um está empenhado. Falou também sobre a formação permanente dos diáconos, envolvendo as respectivas esposas, abrindo ainda perspectivas para um maior envolvimento dos diáconos na pastoral diocesana junto das comunidades cristãs e destas com a actividade e missão dos diáconos.

A renovação das promessas da ordenação dos diáconos será realizada em Fevereiro, no dia de S. Teotónio, patrono da Diocese e também patrono dos diáconos permanentes da nossa diocese, por escolha dos mesmos.

Na próxima terça-feira, D. António terá, no Seminário, um encontro com os sacerdotes da Diocese e os diáconos permanentes estão convidados para participarem, na perspectiva de que o diácono exerce o seu ministério em estreita união com os párocos, servindo, uns e outros a Igreja diocesana, a que o Bispo preside, orientando, acompanhando e distribuindo serviços da missão.

O almoço final, com o Bispo e com a Equipa Formadora do Seminário, serviu de momento de convívio com os seminaristas da nossa diocese que frequentam o Seminário Interdiocesano em Braga e que, no final da semana, vêm às origens.

G.I.