A propósito da nomeação do Padre Armando Esteves para Bispo Auxiliar do Porto, D. António dirige à Diocese uma Mensagem, que reproduzimos:

MENSAGEM DO BISPO AO PRESBITÉRIO E À DIOCESE DE VISEU
Pela Nomeação Episcopal de D. Armando Esteves Domingues
para Bispo titular de Centenaria e Auxiliar do Porto.

Saudamos e felicitamos com júbilo e alegria Sua Excelência Reverendíssima D. Armando Esteves Domingues, até agora pároco de Nossa Senhora do Viso e Vigário Geral da Diocese de Viseu, neste dia em que o Papa Francisco o nomeou Bispo titular de Centenaria e Auxiliar do Porto.
Congratulamo-nos em Cristo Bom Pastor, que visita o Presbitério da Diocese de Viseu, Diocese abençoada por Deus, em tantos pastores ultimamente aqui escolhidos para este ministério. No seu amor infinito chama agora o Bispo eleito D. Armando Esteves Domingues, para servir a Diocese do Porto, como Bispo Auxiliar de D. Manuel Linda.
A messe é grande e o Bom Pastor continua a chamar operários para a sua vinha. Neste dia, lançou o seu olhar sobre nós, e disse ao nosso querido Bispo eleito D. Armando Esteves Domingues: “Tu, Segue-Me”.
Ele respondeu sim! Por isso, com alegria louvamos o Senhor pelo dom da sua vida e do sacerdócio ministerial vivido de modo exemplar e feliz ao longo de 36 anos no meio de nós. O Papa Francisco confia-lhe agora uma nova missão ao serviço da Diocese do Porto. Sabemos que ele leva consigo a nossa amizade e estima, a certeza da nossa oração, mas também a beleza pastoral de quem se esforça por servir e amar a Igreja. Pastor zeloso, homem de diálogo, com grande sentido de ponderação, espírito de entrega e liderança em tantas comunidades paroquiais, em serviços diocesanos e movimentos apostólicos, onde a sua presença marcou a Igreja e a vida das pessoas, sempre num serviço eclesial. Como Igreja viva que está em Viseu, unidos ao Senhor D. Armando, ao nosso Presbitério, aos consagrados e aos leigos, com o Povo de Deus imploramos o dom de novas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, laicais e também boas famílias.
Responsável pela economia da diocese mostrou rigor, competência e exigência, homem de qualidades humanas e de fé, sacerdote exemplar, amigo de todos, pároco empreendedor e incansável da paróquia de Nossa Senhora do Viso, na cidade de Viseu. Servidor atento e dedicado à Igreja, deixa marcas indeléveis como Vigário Geral da Diocese.
Acompanhamos o novo Bispo titular de Centenaria e Auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues com a nossa oração e amizade e damos graças a Deus, em comunhão com todo o povo de Deus presente nesta diocese, pelo dom da vocação sacerdotal, da sua fidelidade à Igreja e do seu chamamento ao ministério episcopal.
Por tanto bem realizado na nossa Diocese de Viseu, o nosso obrigado sincero, alargado a todos os seus familiares. Que Deus o recompense e o ajude a ser um bom Bispo. Que tenha um ministério episcopal alegre e fecundo, marcado pela esperança e abençoado por Deus.
Desejamos-lhe as maiores felicidades, sabedoria e força espiritual para com humildade e fé anunciar a todos como Bispo a “Alegria do Evangelho”.
Seguindo o caminho da santidade, verdadeiramente abandonado nas mãos de Deus, unido a Jesus Cristo morto e ressuscitado e com uma filial confiança em Nossa Senhora do Viso, a Rainha dos Apóstolos, tenha um ministério episcopal feliz, duradoiro e fecundo. A Ordenação Episcopal será na Catedral de Viseu no dia 16 de Dezembro de 2018 às 15.30 horas.

Viseu, 27 de outubro de 2018
+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu