Exposição está patente no Braço Carlos Magno, da Praça São Pedro.

O Papa visitou hoje no Vaticano uma exposição dedicada à espiritualidade da arte russa, patente no Braço Carlos Magno, da Praça São Pedro.

A exposição é promovida pelos Museus do Vaticano, cuja diretora, Barbara Jatta, acompanhou Francisco, e pelo Ministério da Cultura da Federação Russa.

O pontífice esteve durante cerca de 40 minutos junto das 54 obras da Galeria Tretyakov de Moscovo e de outros museus russos.

A exposição realiza-se cinco anos após o encontro entre o Papa Francisco e o presidente russo Vladimir Putin no Vaticano e dois anos após a mostra “Roma Aeterna”, na Galeria Tretyakov, onde foram expostas obras-primas da Pinacoteca do Vaticano, de Bellini, Rafael e Caravaggio, entre outros.

A “Peregrinação de Arte Russa. De Dionísio a Malevich” está aberta ao público até 16 de fevereiro de 2019.

Barbara Jatta explica ao portal ‘Vatican News’ que a mensagem da mostra é “a unidade da alma espiritual russa, que é a mesma, com diferentes variações, no século XV e início do século XX”.

“Não há um processo cronológico e não há sequer um processo temático e iconográfico. São simplesmente combinações que pretendem levar os visitantes a uma espécie de ascensão, que permite poder raciocinar sobre determinadas questões da espiritualidade russa, mas que são também universais”, acrescenta.

Ainda esta manhã, o porta-voz do Vaticano anunciou que o Papa vai participar, a 14 de fevereiro de 2019, na sessão inaugural do Fundo Internacional de Desenvolvimento, junto de vários chefes de Estado e de Governo.

G.I./Ecclesia:OC