O Papa assinalou hoje, no Vaticano, a festa de Santo André, apóstolo, com uma mensagem ao patriarca Bartolomeu de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), em que sublinha a importância da unidade dos cristãos.

Por ocasião da celebração, a Santa Sé enviou uma delegação a Istambul, na Turquia, para a tradicional festa do padroeiro do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.

“Num mundo ferido por conflitos, a unidade dos cristãos é um sinal de esperança que deve ser cada vez mais visível”, afirmou Francisco, na mensagem que dirigiu ao patriarca Bartolomeu.

“Hoje podemos trabalhar juntos pela busca da paz entre os povos, pela abolição de todas as formas de escravidão, pelo respeito e a dignidade de cada ser humano e pelo cuidado da Criação”, acrescenta o Papa.

Já esta manhã, na Missa a que presidiu na Casa Santa Marta, Francisco rezou pela unidade dos cristãos, convidando os fiéis a estarem “próximos da Igreja de Constantinopla”, particularmente ligada à atividade de Santo André, irmão de São Pedro.

Na sua homilia, o Papa sustentou que o anúncio de Jesus Cristo não é levar “uma simples notícia”, mas “a única grande Boa Notícia”.

“Não é um trabalho de publicidade, fazer propaganda para uma pessoa muito boa, que fez o bem, curou tantas pessoas e nos ensinou coisas belas. Não, não é publicidade”, observou.

Francisco sublinhou, a este respeito, o testemunho dos mártires, “aqueles que [demonstram] que o anúncio foi verdadeiro”.

“Homens e mulheres que deram a vida – os apóstolos deram a vida – com o sangue; mas também tantos homens e mulheres escondidos na nossa sociedade e nas nossas famílias, que dão testemunho todos os dias, em silêncio, de Jesus Cristo, com a própria vida, com aquela coerência de fazer aquilo que dizem”, concluiu.

G.I./Ecclesia:OC

[/column]