Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Jovens e adultos convidados a participar em workshops dedicados à «promoção da justiça».

Uma plataforma de cristãos de várias Igrejas vai promover a 26 de janeiro o encontro ‘Perto de Ti’, precedido por diversos workshops, no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019.

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização informa que o encontro entre cristãos se apresenta como “um contributo para o «que todos sejam um» desejado por Jesus” e tentará “contribuir para a promoção da justiça”.

“A implementação da justiça passa pela aproximação ao justo e pelo conhecimento do outro, que leva à vivência de relações próximas, justas e fraternas. Nesta dinâmica de inclusão queremos promover a justiça como uma atitude cristã, próxima e quotidiana, uma responsabilidade de todos para a construção de uma sociedade mais feliz”, desenvolve a organização.

O 9.º Encontro Cristão de Sintra decorre a partir das 20h45, no Centro Cultural Olga Cadaval, apresentando-se como “proposta fraturante” na tendência corrente que “privilegia o encontro virtual”.

Antes do encontro, a partir das 17h00, estão previstos sete workshops para jovens e adultos, orientados por um animador evangélico e um católico, que visam “aprofundar e ajudar a concretizar a promoção da justiça em várias dimensões humanas”.

Os ateliês formativos partem do tema do encontro e destacam-se, por exemplo, o ‘Perto de Ti com Wi-Fi’, centrado na “valorização das redes sociais como pontes na construção de relações”, sem esquecer “o perigo”; ‘Perto de Ti no Desporto’; ‘Perto de Ti Justiça no Ensino’ e ‘Perto de Ti Justiça de autor’, dedicado à “valorização dos criadores e das suas obras”.

A Plataforma Encontro Cristão (Facebook) criou um formulário para os interessados se inscreverem nos workshops e informa que as portas do centro cultural abrem às 20h30 e contam com diversos lideres das diferentes Igrejas para “uma noite de oração e reflexão”.

A plataforma nasceu há nove anos quando, por relações familiares, católicos e evangélicos “estreitaram relacionamentos e descobriram reciprocamente a autenticidade do seu cristianismo”.

Os materiais de apoio à celebração do Oitavário de Oração 2019 foram preparados por cristãos da Indonésia e publicados em conjunto pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas.

CB/OC

CategoriaEcumenismo, Igreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: