O Patriarcado de Lisboa reuniu dezenas de jovens na atividade ‘JMJ made in Pana/Cá’, que acompanhou em direto o anúncio de que a capital portuguesa vai organizar as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2022. Em Oliveira de Frades e Sátão, também houve concentração de jovens, neste final de semana.

“É incrível imaginar que vamos ter o Papa com milhares de jovens, há nervosismo, havia expetativa, é muito bom”, disse à Agência ECCLESIA uma das participantes, que vai viver a sua primeira JMJ em Portugal e “vai ser incrível”.

A Equipa Vicarial de Jovens de Lisboa II organizou a ‘JMJ made in Pana/Cá’, este sábado e domingo na Paróquia do Parque das Nações, onde dezenas de jovens acompanharam em direto os atos finais da Jornada Mundial da Juventude e o anúncio de Lisboa como próxima cidade-sede deste evento da Igreja Católica.

“Acolhemos com uma alegria que não há que dizer. Para todos, apesar de que não era totalmente surpresa, enche o coração”, referiu o padre Tiago Esteves.

O sacerdote realçou que “é um orgulho como portugueses, a jornada é dos jovens e agora dos jovens portugueses”.

O padre Tiago Esteves assinalou que estas “graças são encargos” que “comportam desafios”, considerando que “os jovens estão à altura e ansiosos”.

Lisboa vai receber a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, um evento que “dinamiza o pais todo e a Igreja”, sendo que “nas pré-jornadas, certamente, serão abarcadas todas as dioceses”.

Carolina recorda que já viveu as duas experiências, de pré-jornadas e de jornada, falando numa “alegria imensa”, “partilhada por todos, mesmo quem nunca foi”.

Viver a fé no dia-a-dia é “bastante difícil” segundo a jovem Carolina porque existe “muita gente que não conhece, nem sabe como fazê-lo”, e espera que o “espírito de jornadas” traga “alegria” a todos.

Hugo Morais, da Paroquia do Ramalhal, estava com o “coração a mil” e diz que vai “fazer o máximo que puder para aproveitar” a JMJ 2022, em Lisboa.

“Não estou só” foi o que sentiu este jovem através da transmissão em direto da JMJ desde a América Central, onde estavam milhares de pessoas, que viveu na ‘JMJ made in Pana/Cá’.

“Foi bom estar a ver, este grupo de jovens somos todos um corpo”, acrescentou.

Segundo Hugo Morais, na faculdade e nas universidades os jovens católicos têm “medo de dizer” que são cristãos, porque podem ser deixados “de parte do grupo”, mas conta que já consegui que alguns colegas voltassem à Igreja Católica.

Para o padre José Maria Brito, dos Jesuítas, o anúncio de Lisboa como sede da próxima JMJ “é uma grande, grande alegria” e “responsabilidade”, e lembrou que a Companhia de Jesus organiza a pré-jornada MAGIS, desde a JMJ de Paris, em1997.

“Temos o convite de acolhermos e sabermos ser Igreja na diversidade, tantas diferenças que vão chegar”, realçou.

Segundo o padre José Maria Brito, as jornadas começam “já hoje no compromisso de uma Igreja que se deixa tocar pelos mais esquecidos” e sabe que “não pode ser detentora da palavra de Deus.

Wilson Cruz viveu a experiência de JMJ em Madrid 2011 e Cracóvia 2016, evocando a “diversidade de culturas e quantidade de jovens que partilham” a mesma fé.

“Voltamos cansados, mas com vontade de mudar o mundo”, disse o jovem da Paróquia de São Bento em Massamá, adiantando já que querem que os peregrinos “sejam bem recebidos”.

Ontem e hoje, em Oliveira de Frades e hoje no Sátão, D. António Luciano esteve com os jovens que ali acompanharam, durante o final da semana, a realização da Jornada Mundial da Juventude, numa expressiva concentração de jovens.  Com alojamento em instalações de Bombeiros, para a noite de sábado, os grupos de jovens tiveram um programa de momentos de oração e acompanhamento em directo, através da comunicação social, das celebrações no Panamá, apesar da diferença horária de cinco horas.

Em alguma paróquias, os grupos de jovens reuniram-se, especialmente no Domingo, para acompanharem o evento, ligando-se à realização desta Jornada e aguardando a esperada notícia da realização da próxima Jornada Mundial da Juventude em Portugal.

Nos links da Pastoral Juventude, pode encontrar alguns registos destas iniciativas da juventude da nossa Diocese, que já começa a sonhar com a Jornada Mundial da Juventude, em Portugal, em 2022. Até lá, as Jornadas Anuais Diocesanas, no Domingo de Ramos, irão ser acontecimentos mobilizadores da participação dos jovens portugueses.

G.I./Ecclesia:HM/CB/OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral