A Igreja celebra no dia 2 de fevereiro a festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo.

Nesta festa, a Igreja vive o Dia dos Consagrados. Pelo sacramento do batismo todos somos consagrados a Deus uno e trino, tornando-nos verdadeiramente seus filhos adotivos.

O Dia dos Consagrados é uma oportunidade para todos os cristãos tomarmos consciência do mistério da vocação e olhar para a vida consagrada como um dom de especial consagração, um carisma particular concedido por Deus à sua Igreja, para o bem de todos os fiéis. A diversidade de dons e carismas fundacionais, próprios de cada Congregação ou Instituto, suscitados por Deus à sua Igreja, são uma oportunidade de fazer da oração, do exercício da caridade, da prática das obras de misericórdia, da educação das crianças e dos jovens, o ressurgir dos dons do Espírito Santo no campo fecundo da Igreja, para, à maneira do fermento, transformarem o mundo em que vivemos num oásis de graça e de serviço. Nesta Jornada, somos convidados a rezar de modo especial por um número incontável de homens e mulheres que deixaram tudo para seguir Jesus, num estilo de vida pobre, casto e obediente.

Por causa do Evangelho, entregaram-se ao serviço da Igreja numa vocação específica de consagração ao Reino de Deus, com um modo de vida próprio, na contemplação, na oração, na ação apostólica e na missão evangelizadora, cuidando dos mais pobres.

São muitas as formas de expressar o carisma da vocação de consagração na Igreja: vida contemplativa, vida monástica, vida religiosa, vida missionária, vida sacerdotal, ministério diaconal, sociedades de vida apostólica, institutos seculares, consagração das virgens e novas formas de vida consagrada, associadas a carismas dos novos movimentos e obras eclesiais. Mas não podemos esquecer, na hora atual, que a diminuição de vocações de consagração na Igreja deve levar cada um de nós a valorizar a vocação laical, formando para isso cada vez mais um maior número de leigos, conscientes da sua vocação na Igreja como discípulos missionários.

A presença da vida consagrada numa Igreja particular é um dom de Deus, uma riqueza espiritual, um sinal de vitalidade da mesma Igreja e uma presença visível do anúncio escatológico do Reino de Deus no meio do mundo.

Das atividades programadas para a vivência deste Dia dos Consagrados, destaco: a “Exposição Missionária” itinerante pelas Dioceses de Portugal, que inauguramos solenemente no dia 26 de fevereiro de 2019, no Batistério da Sé; a “Vigília de Oração” na Sé, na próxima sexta-feira, às 21,00 horas; e a “Eucaristia do Dia dos Consagrados”, no sábado, dia 2 de fevereiro, às 15,00 horas, no Convento de santa Beatriz da Silva. Agradeço, com gratidão, o trabalho pastoral realizado por todos vós ao serviço da Diocese de Viseu, especialmente junto dos jovens. Ao sermos chamados a para preparar as jornadas mundiais da juventude em 2022, peço-vos que coloqueis nos vossos programas pastorais iniciativas que vos levem a trabalhar mais com os jovens, ajudando-os a fazer um verdadeiro discernimento vocacional.

Rezo por vós e pelos vossos Institutos, pedindo ao Senhor para todos e todas o dom do testemunho e da fidelidade. Confio-vos à proteção maternal de Maria, a Senhora do “Sim” e do serviço. Recomendo-vos às orações e cuidado de todo o povo de Deus. Juntos pedimos ao Senhor da Messe que nos dê muitas vocações de consagração e que envie muitos trabalhadores para servirem a Igreja como verdadeiros discípulos missionários.

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

G.I.