O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) publicou o livro ‘Celebrações da Semana Santa’, uma separata do Missal Romano, com todos os textos desde a celebração do Domingo de Ramos até à Missa do Dia de Páscoa.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o SNL informa que a nova publicação inclui os textos do Ordinário da Missa, as orações, as rubricas, a oração universal e a música.

“A celebração do mistério pascal de Cristo, na sua totalidade, constitui o momento privilegiado do culto cristão, não só no seu desenvolvimento anual, mas quotidiano e semanal. O mistério pascal de Cristo é o princípio basilar de toda a reforma litúrgica”, assinala D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal.

O SNL explica que ‘Celebrações da Semana Santa’ foi preparado a pedido de “muitos bispos e presbíteros” para proporcionar aos presidentes das celebrações “um melhor acesso aos textos litúrgicos” nos dias mais solenes do ano litúrgico.

“O Tríduo Pascal não constitui uma preparação da solenidade da Páscoa, mas é, verdadeiramente, a celebração da morte e da Ressurreição de Cristo, da qual resplandece a novidade de vida em Cristo que brota da sua morte redentora”, desenvolveu D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, sobre a nova publicação do Secretariado Nacional da Liturgia.

G.I./Ecclesia:CB/OC