D. António Luciano presidiu hoje à tarde, na igreja do Convento de Santa Beatriz da Silva, à Eucaristia da Festa da Apresentação do Senhor.

Revelando que estava a celebrar o aniversário da sua entrada no Seminário, “primeiro passo do seu caminho de vocacionado à consagração ao Senhor, para a missão”, D. António lembrou todos os Institutos e Ordens de Consagrados que servem a Igreja nesta Diocese de Viseu, agradecendo o seu trabalho.

Apelou à Família, a quem cabe também a missão de servir a vida e favorecer a educação cristã dos filhos e dos restantes membros da família, favorecendo o surgimento de vocações, sendo berço do acolhimento dos “apelos de Deus a cada um para que seja testemunha do amor salvador de Deus”.

Lembrou que “a experiência vocacional tem que ser vivida em cada dia, respondendo continuamente ao chamamento. Toda a Igreja é vocacional – somos um povo de chamados à fraternidade e à missão, pela oração que vence as crises, tornando-as momentos de crescimento”, explicou, acrescentando que “a Igreja está sempre no começo – todos os dias temos que nos organizar para a missão”.

D. António Luciano deixou aos Consagrados vários desafios: trabalhar mais com as famílias; inserção na Igreja local; trabalhar com os jovens, preparando, desde já, a Jornada Mundial da Juventude de 2022; cuidar da oração, da formação e do testemunho vocacional; proximidade com os leigos que apreciam e vivem o carisma da Ordem, ou Instituto; ser discípulos missionários; divulgar o carisma e vida dos Fundadores.

Terminou pedindo à Senhora da Luz que “não deixe apagar a luz da nossa candeia, para iluminarmos o mundo”.

Depois da celebração da Eucaristia, que foi animada pelas Irmãs Concepcionistas, houve uma merenda, no salão anexo ao Convento, proporcionando convívio entre todos os que participaram na celebração da Eucaristia.

O Padre Álvaro Cunha, coordenador da CIRP, agradeceu a presença do Bispo na celebração deste Dia do Consagrado, agradecendo também a presença do Vigário para o Clero, a participação de todos e o acolhimento das Irmãs Concepcionistas, no Convento de Santa Beatriz da Silva.

G.I.