Na tarde deste Domingo, o Secretariado Diocesano da Liturgia proporcionou, em Santa Comba Dão, no Salão Paroquial local, formação a mais de uma centena de Ministros Extraordinários da Comunhão do Arciprestado de Besteiros.

O Cónego Seixas falou aos participantes sobre a espiritualidade deste ministério, tão importante na Igreja, tanto para quem é servido, especialmente os doentes, como para quem serve, levando a Comunhão àqueles que não podem participar na Eucaristia dominical. Realçou especialmente a importância da oração e da devoção à Eucaristia, lembrando que o ministro extraordinário da Comunhão é “discípulo missionário da Eucaristia”.

Após um intervalo para café, proporcionado no local, o Cónego José Henrique abordou mais a componente prática do exercício deste ministério, tanto nas celebrações da Eucaristia, como na visita domiciliar para distribuir a Comunhão, ou ainda na visita aos doentes residentes em Lares de Idosos. Chamou a atenção para o “cuidado com a atitude e com a relação humana com todos”, evitando “banalizações” de gestos e valorizando as oportunidades de proporcionar momentos de espiritualidade profunda, tantos aos beneficiados, como aos que os acompanham, no momento da Comunhão. Realçou a importância do “testemunho de coerência cristã”, mostrando-se “pessoa que inspira confiança”, que não faz mexerico e que é um “colaborador confiante e confiável do seu pároco” no exercício deste ministério.

Terminou lembrando que o ministro extraordinário da Comunhão não é “caixeiro viajante”; é um “portador do mistério” da Eucaristia, devendo ser discreto e simples.

No final, houve entrega dos cartões de identificação, depois de devidamente actualizados pelo Secretariado.

G.I.