Membro do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, o diác. Joaquim Cardoso desmontou o “mito da autonomia como forma de realização pessoal”, contrapondo que, para o cristão, “a melhor realização pessoal está no dar-se, como sinal do amor de Deus”.

Entre as “emergências” que merecem atenção pastoral, apontou o uso das novas tecnologias de comunicação, que podem ser boas, ou más, conforme o uso que delas é feito; exigem cuidado no seu uso. Outra “emergência” estará na falta de sentido de responsabilidade social de muitos empresários, que facilmente despedem trabalhadores que faltam para darem assistência a familiares em risco, ou do próprio Estado, que não facilita a aproximação de casais colocados a trabalhar a centenas de quilómetros um do outro.

A indisponibilidade dos pais para estarem com os filhos, depois da escola, optando por colocá-los no futebol, na piscina, no centro de estudos…

Também a Igreja “não acompanha os jovens, entre o Crisma e o Matrimónio”, lembrou, acrescentando que “os problemas dos divórcios não afectam só a família original, mas também as famílias que os filhos virão a formar, depois”.

Alertou ainda para a importância de as famílias exercerem o seu direito à cidadania “estando atentas aos projectos educativos que o Estado propõe, ou impõe, nas escolas”, tantas vezes em oposição aos valores que a família cristã cultiva. Essa prática educativa, muitas vezes é secundada e reforçada pelos meios de comunicação, nomeadamente a televisão, que apresenta e promove modelos de família bem diferentes do que a Igreja cultiva.

As comunidades cristãs deverão ser lugar de treino para a cidadania activa, exigindo espaço, tempo, liberdade e respeito pelo exercício das responsabilidades parentais na escolha crítica das propostas que a Escola apresenta.

Concluiu apontando a importância de a pastoral familiar não se enredar em preconceitos e, com caridade, combater a violência e propor formas de proximidade e solidariedade, fazendo da família “campo de treino de virtudes e afectos”.

G.I.