O nosso Bispo aponta para a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma que se aproxima:

A QUARESMA 2019

A Igreja prepara-se para iniciar com fé o caminho quaresmal, tempo favorável à conversão, tempo de graça e salvação. O Papa Francisco, na sua Mensagem para a Quaresma, desenvolve três pontos:

1. “A redenção da criação”;
  2. “A força destruidora do pecado”;
  3. “A força sanadora do arrependimento e do perdão”.

“A Quaresma é sinal sacramental desta conversão. Ela chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola”, como nos diz o Papa.

A próxima celebração de Quarta-Feira de Cinzas, com a qual todos os cristãos são chamados a iniciar o caminho quaresmal, convida-nos através da Igreja a fazer um verdadeiro esforço de conversão, de penitência, de oração e jejum para chegarmos às solenidades Pascais abraçando a plenitude da filiação divina que nos é dada pelo mistério da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Renúncia Quaresmal dos cristãos desta Diocese, como decidido no último Conselho Presbiteral, destina-se aos irmãos sofredores da Venezuela (será entregue através da Cáritas desse país) e ao Fundo de Emergência Social da nossa Diocese.

Vivamos todos com muita fé e seriedade este tempo de renovação humana, moral e espiritual que Deus pede a todos os cristãos. Que a mensagem do Papa Francisco nos inspire a fazer este caminho de graça, “para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus” (Papa Francisco).

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu