A propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra amanhã, o nosso Bispo produziu uma Nota pastoral, que reproduzimos:

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para toda a sociedade em geral tomar consciência do papel que a mulher tem na vida da sociedade de hoje.

A dignificação e emancipação da mulher são um dado positivo dos nossos dias, que todos devemos promover e celebrar para que ela seja cada vez mais na família, na escola, no trabalho, na educação dos filhos e no equilíbrio das relações e dos afetos alguém que sabe estar para servir na Igreja e na sociedade. A vocação e missão da mulher é importante para o nascimento da vida, a educação da fé dos filhos, a transmissão de valores e para a construção de uma autêntica e responsável cidadania.

Que todos sejamos facilitadores da promoção da dignidade da mulher e do papel positivo que ela tem na sociedade contemporânea.

Eduquemos para os valores, direitos e deveres da mulher e sejamos instrumentos para que ela não seja vítima de descriminação nem no trabalho nem no seio da família, nem na sociedade. Não à escravatura da mulher, à exploração do seu corpo, à discriminização racial, mas sim à humanização e respeito pela sua vida. Condenemos todas as formas de exploração da mulher e de violência doméstica. Dignifiquemos a vida e a missão da mulher e ajudemo-la a ser protagonista da construção de uma nova sociedade mais humana, mais justa e mais fraterna. A Igreja  deve promover  uma nova humanidade,  uma nova criação à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, onde a mulher à semelhança de Maria de Nazaré descubra a  sua responsabilidade de cristã e o seu lugar, o seu serviço dento da missão e apostolado da própria  Igreja. Respeitemos as mulheres nos  seus direitos e deveres e ajudemo-las a encontrar a verdadeira dignidade do seu ser feminino.

Um feliz dia internacional da mulher!

+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

G.I.