Um conjunto de seis sessões, dedicadas à apresentação do Evangelho de S. Lucas – o Evangelho da misericórdia, percorreu os quatro centros de formação, correspondentes aos quatro arciprestados que, depois da reorganização da diocese, deram origem ao actual Arciprestado de Besteiros.

Em Campo de Besteiros, Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), Santa Comba Dão e Tondela, os animadores de cada sessão mostraram aos presentes o sentido do Evangelho que preenche a liturgia deste Ano C.

O rosto do Deus da misericórdia, como age o Deus da misericórdia, onde posso encontrar-me com o Deus da misericórdia, quais as atitudes em que entendo o Deus da ternura e aonde leva o encontro com o Deus da misericórdia foram os seis temas abordados, para uma reflexão alargada sobre o Evangelho de S. Lucas, olhando para figuras exemplares, como o filho pródigo, Zaqueu, os discípulos de Emaús, o fariseu e o publicano, o bom ladrão e Maria de Nazaré.

O objectivo desta formação/catequese para adultos era proporcionar uma compreensão mais ampla do que é um Evangelho, como surge e como se estrutura, visando apresentar a pessoa de Jesus e a Sua Boa Nova, suscitando atitudes de acolhimento da misericórdia que Deus oferece a todos.

G.I.

CategoryDiocese, Igreja, Pastoral