Um trio de jovens músicos abriu o serão do primeiro dia da Semana Bíblica, que o Secretariado Diocesano da Educação Cristã está a realizar, no Auditório do Seminário Maior, prolongando-se até Quinta-feira.

“Jovens, Bíblia e Fé” são o mote das Jornadas, que contaram com uma intervenção introdutória de D António Luciano, “desembrulhando” o mote, que se encontrava afixado, em letras garrafais, na base do palco do Auditório.

D. António inverteu a ordem dos factores, colocando a Fé em primeiro lugar, como forma de ler a Bíblia (de encontrar a Palavra), que é local de encontro com Jesus Cristo, modelo para os Jovens.  “A fé faz-nos buscar e anunciar a Palavra”, recordou D. António Luciano a todos os ouvintes, que preenchiam a plateia do Auditório, vindos alguns de bastante longe.

Olhando a plateia, D António perguntou “onde estão os jovens?”. Os ouvintes eram quase exclusivamente adultos, para além do trio musical inicial, que se foi embora, depois da abertura e um escasso grupo juvenil, que, acompanhando o palestrante Frei Domenico Celebrin, foi cantando algumas canções de mensagem bíblica.

D. António recordou que a fé, para comprometer o crente, “tem que ser dialógica”; assim produz frutos, tornando o crente uma “boa pessoa cristã”, que actua nos desertos da vida, fazendo jardim.

Frei Domenico, depois de abrir uma “caixa de perguntas” e navegar num “oceano de dúvidas”, achou-se num “labirinto de respostas” tudo numa perspectiva de pastoral juvenil, desembocando na “dificuldade de linguagem adequada para comunicar: trata-se de buscar uma “linguagem nova, para falar de uma mensagem antiquíssima”, recordou.

Desenvolveu, depois, a sua comunicação percorrendo a Bíblia e mostrando que, nela, “o jovem tem sempre uma família”, da qual depende para crescer, física e espiritualmente.

Na cultura hebraica, “o jovem/criança não conta”, porque “não tem nada para contar”, pois quem “tem muito para contar” são os anciãos. Mas torna-se evidente que, embora “não contem”, os jovens/crianças têm que ser protegidos de quem queira prevalecer sobre eles”.

O serão desenvolveu-se com a apresentação de “alguns retratos de jovens na Bíblia”, modelos de juventude que ganha protagonismo, por vontade de Deus, abrindo-se ao seu Espírito. Assim, os jovens retratados na Bíblia se tornam exemplo para os jovens, mesmo os de hoje, e também para os adultos, ensinando a “não desistir dos sonhos”, como José, a “ouvir Deus antes de tudo”, como Samuel, a “confiar em Deus e ter coragem”, como David, a ”viver ao serviço de Deus”, como Jeremias.

G.I.