O serão de hoje foi dinamizado por Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa.

Fazendo uma introdução ao texto bíblico que trabalhará amanhã, “Iam a caminho de uma aldeia…”, Juan Ambrosio fez um percurso pelos textos que o Papa Francisco ofereceu à Igreja, desde o início do seu magistério papal.

Partindo do pressuposto de que “o tempo dos jovens é tempo de crise”, e que todas as instituições, desde a família à escola, e a própria Igreja têm sempre momentos de crise, Juan Ambrosio passou à plateia a convicção de que a crise é sempre um “tempo oportuno”, se o futuro for olhado sem medo e se ensaiarmos novos caminhos, “escutando hoje a voz do Espírito”.

Este é o “tempo oportuno” para construirmos “um mundo novo”, apontou, apoiando-se na Evangelii Gaudium, que citou, passando, depois à Laudato Si, para falar do “cuidar da Casa Comum”, numa lógica de ecologia humana integral.

Realçando a importância de a misericórdia dever ser tida pelo cristão como “acção primeira”  e critério de fidelidade, na concretização da responsabilidade e desejo do bem dos outros, o palestrante abordou a Misericordia Vultus e a Misericordia et Misera.

Também a Amoris Laetitia entrou nesta “introdução” ao serão de amanhã, que, “indo a caminho de uma aldeia”, se centrará na perícopa bíblica dos discípulos de Emaús, como proposta de caminho de santidade, seguindo a proposta do Papa no seu texto Gaudete et Exultate.

Uma vez que o jovem está no centro da Semana Bíblica deste ano, o palestrante terminou a sua “introdução” ao serão de amanhã, com uma referência ao documento final do Sínodo dos Bispos sobre os Jovens – “Os jovens, a fé e o discernimento”.

O aperitivo de hoje abriu nos presentes o apetite para o serão de amanhã, que encerrará a Semana Bíblica deste ano, organização do Secretariado Diocesano da Educação Cristã.

G.I.