Papa Francisco alerta para riscos do clericalismo, «da mesquinhez, do abuso e da crueldade».

O Papa Francisco presidiu hoje à Missa Crismal no Vaticano, reunindo os membros do clero presentes em Roma, e disse que todos os padres devem manter uma atitude constante de “contacto direto” com o povo, como Jesus.

“Este seguimento do povo não é calculista, é um seguimento sem condições, cheio de carinho. Contrasta com a mesquinhez dos discípulos, cujo comportamento face ao povo se revela quase cruel quando sugerem ao Senhor que o mande embora para irem procurar algo de comer”, declarou, na homilia da celebração, que marca o início da Quinta-feira Santa.

O pontífice destacou que, para os sacerdotes, este povo representa um “modelo evangélico”, convidando a olhar com atenção para “esta multidão com estes rostos concretos, que a unção do Senhor levanta e vivifica”.

“Aquele que aprende a ungir e a abençoar fica curado da mesquinhez, do abuso e da crueldade”, sustentou.

Francisco refletiu sobre três “graças” que caracterizam o relacionamento entre Jesus e as multidões: a graça do seguimento, a graça da admiração e a graça do discernimento.

O Papa contrapôs à atitude de Cristo algumas reações dos seus discípulos, que queriam afastar as populações.

“Creio que o clericalismo começou aqui: nesta atitude de querer assegurar-se o próprio alimento e comodidade, desinteressando-se das pessoas”, observou.

A homilia criticou ainda o que chamou de “colonização ideológica” na sociedade.

“Só a unção da nossa cultura própria, forjada pelo trabalho e a arte dos nossos antepassados, é que pode libertar as nossas cidades destas novas escravidões”, declarou Francisco.

Nesta manhã de Quinta-feira Santa, os padres da nossa diocese, à semelhança do que acontece em todas, pelo mundo, reuniram-se em volta do seu bispo, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que foram abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

D. António Luciano, que estava ladeado pelo bispo emérito, D. Ilídio, e por dois sacerdotes em jubileu, agradeceu o empenho pastoral de todos, animando as comunidades cristãs e promovendo a unidade.

O Padre António José, pároco de S. João do Monte, Mosteirinho e Paranho de Arca, celebra cinquenta anos de sacerdócio, enquanto o Padre Álvaro, dos Padres Vicentinos celebra vinte e cindo anos da sua ordenação.

Todos os sacerdotes presentes renovaram as promessas que fizeram, no dia da sua ordenação, perante o Bispo que os ordenou. Esta renovação é feita anualmente na celebração da Missa Crismal, que recorda a instituição do sacerdócio cristão.

No final desta solene celebração, que aconteceu a partir das 10:30 horas, houve o almoço servido no Seminário, constituindo momento de convívio e partilha.

G.I./Ecclesia:OC