Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

“A 7Km… da JMJ2022 e da Felicidade” Desenhando um itinerário para 2019-2022:

“A 7km…” é a distância entre Emaús e Jerusalém (cf. Lc 24,13; “duas léguas” = aproximadamente 7 quilómetros).

 “A 7km…” é a distância pedagógica que existe entre o discipulado e a missão, entre o chamamento pela escuta da Palavra e o testemunho pelo serviço, passando pela celebração da Liturgia em que se inserem os ‘7 Sacramentos’.

 “A 7km…” é a aspiração de que a experiência do acompanhamento dos jovens nos 6 arciprestados da diocese seja pacientemente incrementada por uma espiritualidade comunitária, no sentido da formação e envio de verdadeiros discípulos missionários.

 “A 7km…” é o folheto que acompanhará os 7 semestres da preparação dos jovens da Diocese de Viseu para a participação na Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Portugal, no verão de 2022.

 Uma das maiores chamadas à atenção é a da formação dos animadores. Por isso, oferece-se a oportunidade de uma “Aula Aberta” para Animadores de jovens e Catequistas de crismandos, com os Alunos da Escola da Fé, marcada para este sábado, 11 de maio de 2019, das 11h às 12h, no Seminário Maior de Viseu. Esta urgência prende-se com a segurança humana e espiritual que os animadores e catequistas precisam para o acompanhamento dos jovens no discernimento da sua vocação. Por isso, sugere-se que a organização da Pastoral Juvenil diocesana seja também a mesma que a Pastoral das Vocações. No 1º Km a Igreja diocesana quer continuar a colocar-se à escuta dos jovens. Realizou-se no dia 13 de abril de 2019 uma Assembleia Diocesana de Jovens, com o tema “Jovem, põe-te a caminho!”, no Santuário do Senhor dos Caminhos (Râs-Sátão), do qual saíram algumas propostas dos jovens à Diocese, seus Arciprestados e Páróquias/Unidades Pastorais. Sugere-se que se realizem, também, Assembleias Arciprestais de Jovens com a mesma finalidade de criar ambiente de escuta e acompanhamento, a partir dos grupos e movimentos. Estes dados estão todos disponíveis em www.juventude.diocesedeviseu.pt

G.I./J.B.:Pastoral Juvenil Vocacional Diocesana

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: