O Espírito Santo revela-nos o rosto amoroso do Pai, rico em misericórdia, que nos enviou o Seu Filho Jesus Cristo, como Salvador e Redentor que morreu e deu a vida por nós na Cruz. O Espírito Santo, como rezamos no Credo, procede do Pai e do Filho e é o Senhor que dá a vida nova. Preparando a festa do Pentecostes, vem bem a propósito esta mensagem.

No Evangelho, São João fala-nos do Espírito Santo recordando as palavras de Jesus: “Quem tem sede venha a mim e beba e, do meu seio, correrão rios de água viva”. Referia-se ao Espírito Santo. O Espírito Santo é então a vida nova do Ressuscitado oferecida a quem acredita.

É isto mesmo que o Papa Francisco afirma na Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’: “O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e, de lá, como de uma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força” (nº 130).

Os apóstolos reunidos no Cenáculo com Maria, Mãe de Jesus, em oração, imploravam:

1.   Vem, Espírito Santo.

Confirma-nos na Fé, na Esperança e no Amor.

Vem sobre nós, enche-nos dos teus dons e da doçura da tua presença.

Sem Vós nada é bom, nada é reto e autêntico.

2.   Vem, Espírito Santo.

Enche-nos com a Tua força.

Educa-nos no caminho de Jesus.

Faz-nos irmãos com capacidade de a colher e partilhar.

3.   Ilumina a nossa mente, o nosso coração.

para que saibamos pensar o que é reto

e tenhamos a visão de Deus

em todas as coisas.

4.   Cria-nos de novo,

sopra sobre o nosso barro.

Interioriza a nossa vida,

as nossas experiências de cada dia, a nossa vocação.

5.   Percorre lentamente a nossa história

para que nada nela fique morto,

e em todos os minutos da nossa existência,

brote o louvor sem fim do Senhor.

Caros jovens, neste Ano Missionário, em caminhada de catequese para receberdes o Sacramento do Crisma, convido-vos a rezar com as palavras do Cardeal Mercier:

“Espírito Santo,

Amor do Pai e do Filho,

Inspirai-me sempre

O que devo pensar,

O que devo dizer,

O que hei de calar,

O que hei de escrever,

O que hei de fazer,

Como o hei de fazer,

Para a vossa glória,

Para o bem das almas

E minha santificação”.

Abri o vosso coração aos dons do Espírito Santo. Que Ele produza muitos frutos de caridade na vossa vida.

“Cada um recebe o dom do Espírito Santo para o bem de todos” (1Cor 12,7).

O Espírito Santo que é a alma da Igreja, vos conduza à Verdade total, como Paráclito e Consolador.

O Testemunho cristão que somos chamados a dar em Igreja e no mundo é obra do Espírito Santo.

É o Espírito Santo que anima a Igreja na sua missão. Como poderemos nós viver segundo o Evangelho, sem a ação santificadora do Espírito Santo.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.