Símbolo foi entregue aos jovens católicos por São João Paulo II, em 1984, e tem percorrido os cinco continentes.

A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) deixou este domingo o Panamá, após dois anos no país centro-americano, regressando a Roma, onde vai ser entregue a uma delegação de Lisboa, a 5 de abril de 2020.

A cruz de madeira e um ícone de Nossa Senhora têm percorrido os cinco continentes, numa iniciativa que nasceu por vontade de São João Paulo II.

Lisboa acolhe a próxima edição internacional das JMJ, em 2022, a primeira em território português; uma delegação do Patriarcado vai receber a Cruz das Jornadas, no Domingo de Ramos de 2020 (5 de abril).

Esta é uma cruz de madeira, com quase 4 metros de altura, que João Paulo II entregou aos jovens de todo o mundo, no final do Ano Santo da Redenção (1983-1984).

A primeira peregrinação da Cruz do Ano Santo (como era então conhecida) foi em julho de 1984, a Munique na Alemanha para o “Katholikentag” (Dia Católico); ao longo desse ano, os jovens levaram a Cruz a Lourdes, Paray-le-Monial e outros locais na França.

João Paulo II também confiou aos jovens de todo o mundo um Ícone da Virgem Maria “Salus Populi Romani” – venerado durante a XV Jornada Mundial da Juventude de 2000, em Roma – que agora está também presente em todas as JMJ.

A cruz mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura.

O Ícone de Maria, por seu turno, mede 118 cm de altura, 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral